‘Numa realização do Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com a Pequi Florestal e a Universidade federal de Lavras (UFLA/MG), acontece nos dias 5 e 6 de maio o II Seminário Eucaliptos Uso Múltiplo: Novas Fontes de renda para o Produtor Rural.
Serão, ao todo, nove palestras centradas basicamente em três áreas temáticas: eucalipto e meio ambiente, eucalipto e produção, eucalipto e mercado. O evento conta com o apoio das empresas Atta Kill, Bayer e Hydroplan.
Com relação ao meio ambiente, o seminário pretende esclarecer questões como quais as espécies mais indicadas para o plantio em Mato Grosso do Sul, e sanar dúvidas recorrentes: o eucalipto resseca o solo? O plantio de eucalipto pode ser considerado como Reserva Legal?
Já em relação aos aspectos de produção, as principais questões a serem abordadas são o retorno financeiro da plantação de eucalipto, os usos tradicionais e alternativos da madeira do eucalipto, e a possibilidade de associação do eucalipto à pastagem.
Sobre as questões de mercado, o objetivo é discutir aspectos como a proximidade do chamado apagão florestal, as linhas de financiamento para o setor florestal em Mato Grosso do Sul, a reposição florestal obrigatória, e o seqüestro de carbono.
O evento será realizado no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus I, com entrada franca. O credenciamento dos participantes tem início às 7h30 do dia 5 de maio e o encerramento das atividades está previsto para as 11h do dia 6. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3521-4049 (Sindicato Rural) e (67) 3521-6879 (Pequi Florestal).
Confira a Programação
Dia 5 de maio sábado
7h30 Recepção e cadastramento
8h às 8h45 Palestra 1 Análise Econômica da Produção de Madeira de Eucalipto Palestrante: José Luiz Pereira de Resende, engenheiro florestal, PhD em Economia Rural, pós-doutorando em Pesquisa Florestal com ênfase em Economia Florestal, professor da UFLA.
9h às 9h45 Palestra 2 Produção Florestal Independente: Novas alternativas para o produtor rural Palestrante: Marcelo Pires Rosas, engenheiro florestal, mestre em Ciência Florestal com ênfase em Planejamento, Economia e Mensuração Florestal, consultor ambiental credenciado pelo Ibama e pela Sema, responsável técnico da Pequi Florestal.
9h45 às 10h Intervalo para café
10h às 10h45 Palestra 3 Produção de Multiprodutos da Madeira de eucalipto Palestrante: Fausto Weimar Acerbi Júnior, engenehiro florestal, PhD em Sensoriamento, professor da UFLA.
11h às 11h45 Palestra 4 Qualidade de Preparo do Solo e do Plantio Mecanizado e suas Implicações na Produção Florestal Palestrante: Francisco José de Queiroz Orlanda, engenheiro mecânico, diretor-gerente da Arador Máquinas e Implementos Agrícolas, empresa que atua na área de pesquisa operacional e desenvolvimento de equipamentos para o setor de florestas plantadas
e Pedro Orlanda Neto, engenheiro de produção da Arador Máquinas e Implementos Agrícolas.
12h às 13h30 Intervalo para o almoço
13h30 às 14h15 Palestra 5 A potencialidade dos Créditos de carbono na geração de Lucro Econômico Sustentável da Atividade de Reflorestamento no Brasil