A estátua de um peixe Tucunaré sobre uma onda na entrada da vila dos pescadores, no bairro Jupiá, foi inaugurada neste sábado (10). O monumento foi construído em homenagem ao senador Ramez Tebet.
A solenidade contou com a presença da prefeita, Simone Tebet, empresários, pelos vereadores Tonhão (PV) e Cláudio César (PMDB), por secretários municipais, órgãos de imprensa e moradores do Jupiá.
O deputado estadual, Marcos Trad (PMDB), que estava visitando o município também abriu espaço em sua agenda e prestigiou a homenagem.
Gil do Jupiá, responsável pela obra e pela homenagem destacou a admiração pelo Senador Ramez Tebet, falecido em novembro do ano passado. A justificativa para a escolha do Tucunaré, segundo Gil, é a semelhança com o tipo de vida que o senador levou, dedicando toda sua vida a ajudar os seus representados, principalmente a população de sua terra natal.
O Tucunaré é um peixe guerreiro, que cuida de seus filhos por muito tempo. Assim foi o Senador Ramez, que cuidou de seu povo durante toda a sua vida política, enfocou.
A prefeita Simone, emocionada, agradeceu a homenagem dedicada ao pai.
É importante ver o carinho que o povo tem com meu pai. Só levamos desta vida o que fazemos e meu pai lutou pelo povo durante os quarenta anos de vida política, recordou.
Para Gil do Jupiá, além de uma homenagem ao político Ramez Tebet, a estátua passa a ser mais um ponto turístico no município.
De pai pra filho
O monumento em homenagem ao senador Ramez passa a ser uma das muitas estátuas de areia e cimento espalhadas pelo Jupiá. O trabalho de confecção das obras teve início pelas mãos do artesão José Miguel, pai de Gil, a quem este ensinou o ofício.
As estátuas são feitas combinando areia e cimento. A mistura é despejada em moldes esculpidos no chão, tomando a forma desejada pelos artesãos.
Essa estátua em homenagem ao senador demandou três meses de trabalho, disse Gil.
O trabalho realizado pelos artesãos do Jupiá pode ser visto em várias partes da cidade e até em outros municípios da região.
José Miguel possui um ateliê na entrada da cidade onde exibe e comercializa vários tipos de estátuas, entre elas animais e outros produtos característicos da região.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO