Se resgatarmos a história das Feiras Livres, com comércio de hortifruti, chegaremos nos anos 30 (do século XX) com carroças de feirantes tomando a Rua Paranaíba na esquina da Praça da Bandeira (atual Praça Ramez Tebet).
Nos anos 50 (também século XX) um prédio para abrigar a Feira Livre é construído na Rua 2 de Junho (atual Rua Munir Thomé), só que por uma fatalidade pega fogo.
No final da década de 60, é construído o Mercadão Municipal (atual Shopping Popular). Inaugurado em 1969, o prédio abrigava lojas comerciais na parte externa e na parte interna era o comércio de hortifruti.
Nos anos 80, a Feira Livre volta a tomar as ruas, e passa a acontecer em vários lugares, como: Praça do Jardim Alvorada, Circular da Lagoa Maior e Avenida Fillinto Muller. Até aquele momento, a Feira Livre de Três Lagoas acontecia de forma sazonal.
Mas, nos anos 2000, é criada a Associação dos Feirantes, e a feira se consolida nas manhãs dos sábados na Avenida Rosário Congro, depois também nas noites de quarta-feira e, atualmente, a feira acontece nas noites de segunda e quarta, e nas manhãs de sábado.
Fonte: Rodrigo Fernandes – Historiador