O secretário de Finanças e Planejamento, Walmir Marques Arantes, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (25) com os demais secretários municipais e diretores de departamento para apresentar um programa de banco de dados que irá conter informações sobre cada secretaria da Prefeitura de Três Lagoas. Sob a responsabilidade do setor de Planejamento, o banco de dados foi formatado por uma empresa de engenharia cartográfica, contratada para fazer o trabalho.
A amostra do programa apresentada durante a reunião traz informações sobre o Patrimônio Cultural do Município. De acordo com Walmir Arantes, cada secretário será responsável por elencar as prioridades da sua pasta e repassá-las ao setor de Planejamento da Prefeitura, que irá alimentar o banco de dados.
Este banco de dados será uma ferramenta de trabalho para os secretários planejarem a execução das atribuições de cada secretaria, sem desperdício de tempo e dinheiro. Com isso, é possível fornecer facilidades para o atendimento de clientes internos e externos de forma eficaz e eficiente, explicou o secretário de Planejamento.
Segundo Walmir Arantes, através do banco de dados será possível planejar a cidade para atender as necessidades de crescimento em áreas como drenagem, asfalto, escolas, bairros em expansão, ampliação de escolas, postos de saúde, transporte coletivo.
Banco de dados
O programa irá disponibilizar as informações de cada secretaria linkadas a imagem do mapa da cidade correspondente à área de atuação da pasta. Como exemplo, Walmir Arantes citou a Secretaria de Educação.
No banco de dados, a Educação terá informações como a localização das escolas, número salas de aula, alunos por sala, professores, merenda escolar, abrangência das escolas nos bairros.
Dessa forma, explica Arantes, a Prefeitura pode canalizar os investimentos onde realmente eles são necessários, evitando o desperdício e propiciando a otimização dos custos.
A previsão é que o banco de dados seja implantado até o final deste ano.
Assessoria de comunicação