‘Na manhã desta quarta-feira (13), a prefeita Simone Tebet (PMDB) assinou um termo de compromisso com a Caravana MS pela Erradicação de Trabalho Infantil, em uma audiência pública realizada em Três Lagoas, no Centro Espírita José Xavier.
O termo será assinado nos 64 municípios onde a caravana vai passar. Além do termo de compromisso, foi entregue a prefeita uma carta aberta, com cópia ao governador, contando a história de uma menina que antes de fazer parte do projeto da Secretaria de Assistência Social, ajudava o pai junto com os irmãos em uma carvoaria da cidade, para que pudessem comprar alimentos.
Não tínhamos dinheiro para roupa, sapato nem tempo pra brincar, hoje a minha vida mudou. Com o projeto Peti Renascer posso estudar, brincar, aprender sobre higiene e saúde. Ainda recebo R$20 reais do Governo Federal para auxiliar meu pai em nosso sustento, relatou a menor.
A prefeita de Três Lagoas chamou os governantes das cidades que ainda não fazem parte do projeto para que no próximo ano participem dessa luta. Se tiver uma criança trabalhando na cidade, temos que buscar políticas públicas para que essa realidade mude. Por isso convido a todos para voltarem à atenção aos nossos pequenos, pois eles são o futuro, indagou.
De acordo com informações da diretora do Departamento de Cidadania, Sônia Lúcia, no início do projeto foram constatados mais de 200 casos de crianças exploradas com o trabalho infantil, principalmente na zona rural
atualmente não é registrado nenhum caso em Três Lagoas.
O projeto
No ano de 1996, houve uma denúncia nacional chamando a atenção para a exploração infantil nas carvoarias do estado do Mato Grosso do Sul. Segundo a coordenadora da Caravana MS, Regina Rupp Catarina, desde então, ações