A prefeita Simone Tebet (PMDB) inaugurou nesta terça-feira (26), o prédio do Projeto Cozinha Brasil, localizado na sede da Secretaria de Assistência Social.
Com a inauguração, Três Lagoas se torna pioneira na instalação da unidade em Mato Grosso do Sul.
A obra com área total de 126,87 m² compreende uma cozinha de 14,87 m² e um galpão com cobertura metálica. O valor investido para a construção do prédio é de R$65.854,88.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Altamira de Oliveira Campos destacou a importância do projeto. Em 2005 a unidade móvel realizou a capacitação no município, recordou.
De acordo com Altamira, o objetivo é minimizar o desperdiço de alimentos entre as famílias do município. A inauguração do prédio é um marco inovador que proporcionará o atendimento de um número maior de pessoas.
Dorival Morales, gerente do SESI de Três Lagoas, destacou a importância da parceria. Hoje é uma data importante para nós e um marco nesta parceria vitoriosa, avaliou.
Morales parabenizou a iniciativa da prefeita em construir a cozinha e aquisição dos equipamentos.
Simone Tebet recordou o início do projeto com o caminhão que capacitou famílias para evitar o desperdício com alimentos. Colocamos a cozinha em caráter experimental e em um mês capacitamos 500 famílias.
A prefeita enfocou o valor nutritivo das receitas que aproveitam cascas e talos de frutas e legumes. Experimentei todos e o brigadeiro de mandioca tem o gosto bem similar.
O projeto é pioneiro em Mato Grosso do Sul. Este é um dos maiores projetos sociais da nossa administração, finalizou Simone.
Aproveitamento
Durante a solenidade foi distribuído suco da polpa do maracujá, limão e com folhas de couve. O sabor diferente agradou aos presentes.
Nilce Costa Montalvão, que pretende fazer o curso, gostou do suco. O sabor está aprovado.
Ivone Silva Queiroz participou da capacitação em 2006. Foi maravilhoso. Aprendi a não jogar fora talos e cascas. Hoje não jogo nada fora, comentou.
A nutricionista Marli Caldana Yarid falou que o programa existe desde 2005 e que passou por capacitações no SESI de campo Grande- MS para ministrar o curso em Três Lagoas. A alimentação fica mais rica e é feito o aproveitamento dos alimentos. Com isso a população terá uma boa alimentação, com nutrientes e vitaminas.
Projeto
O Projeto Cozinha Brasil tem por objetivo a capacitação das famílias para a utilização do alimento, evitando o desperdiço durante a preparação.
Inicialmente o município foi atendido pela unidade móvel do SESI, que proporcionou a capacitação de aproximadamente 500 famílias carentes.
O Cozinha Brasil conta com duas profissionais, a nutricionista Marli Caldana Yarid e a técnica auxilar Silvia Martins Costa, que serão responsáveis pela capacitação das famílias treslagoenses.
A previsão de início dos cursos é para o mês de agosto, com carga horária de 12 horas, sendo ministrado de segunda a sexta-feira.
As profissionais vão passar receitas que levam ao reaproveitamento de alimentos que seriam desperdiçados.
AABB
Na ocasião foi assinado convênio de cooperação financeira entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Banco do Brasil, referente ao projeto AABB Comunidade.
Gilson Marques Rodrigues, gerente do Banco do Brasil, destacou o convênio e o projeto da Fundação AABB Comunidade. O Banco percebe que a prefeita tem uma visão de futuro e procura evitar o desequilíbrio social e a violência.
A prefeita Simone Tebet falou dos trabalhos que valorizam o cidadão. Há certos momentos, eventos e atividades que só se mostram importantes com o tempo. Sabemos a importância do AABB.
Para Simone, trabalhos como o realizado pela AABB garantem um futuro digno para as crianças que participam do projeto. São 450 crianças que podemos dizer que serão cidadãos acima de tudo, avaliou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO