
A Prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), inaugurou nesta quinta-feira (3) a revitalização do Obelisco e a Praça José Carlos de Souza – Bitão, na Rua Jorge Elias Seba, no Jardim Alvorada.
O evento contou com a participação dos vereadores, Antônio Rialino (PMDB), Cláudio César (PMDB), Tonhão (PPS), Jorginho do Gás (PSDB), Gil (PPS), de secretários municipais, moradores da região e familiares do Coronel Bitão.
O historiador Nilo Capelo Sobrinho, da Secretaria de Educação e Cultura, destacou a importância do Obelisco para Três Lagoas. É um museu ao ar livre, uma obra que representa uma verdadeira epopéia, a primeira etapa do desenvolvimento que é a pecuária.
Sobrinho explicou que a região é um sítio arqueológico. Aqui está o único carro de boi férreo do Brasil e recuperado pela atual administração.
Com relação à homenagem ao Coronel Bitão, Sobrinho enfocou a personalidade e o trabalho realizado por ele. Bitão é um ícone que tão bem representa esta obra.
O vereador Gil, representando a Câmara de Vereadores, ressaltou a emoção dos familiares do Coronel Bitão e dos moradores do Jardim Alvorada. Recordo minha infância, quando a gente acreditava que em cima do Obelisco tinha um pote de ouro e por várias vezes tentamos pegá-lo.
A secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, falou em nome de sua família e agradeceu a homenagem ao seu avô. Foi com muita satisfação e surpresa que recebemos esta homenagem. Prefeita, a senhora não imagina a alegria e o orgulho que nos proporcionou.
Márcia recordou que a história do homenageado e do Obelisco é de prosperidade da cidade. Precisamos realmente de uma prefeita que tivesse a vontade de recuperar os pontos históricos do nosso município. E acrescentou: Esperamos muitas visitas para que as pessoas conheçam um pouco da história de nossa cidade e do meu avô.
Resgate histórico
Simone Tebet falou da importância do resgate histórico para a população. Um povo sem memória é um povo sem passado. E, sem olhar para o passado a cidade poderá até crescer, mas não será desenvolvida.
A prefeita enfocou a cidadania e o respeito pela história do município. Não podemos esquecer que Três Lagoas começou com a vinda dos Bandeirantes.
Para a prefeita Simone, Três Lagoas tem um futuro brilhante por que todos estão trabalhando para construir a melhor cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Nós queremos homenagear a pecuária que deu início a nossa cidade e também o responsável pelo tombamento do Obelisco, ex-prefeito Lúcio Queiroz Moreira. E finalizou: Nossa homenagem a todo o povo três-lagoense. Que como eu, sente orgulho de ser daqui e num futuro próximo seremos a história de Três Lagoas.
Maria de Lourdes Rodrigues Teixeira, uma das moradoras mais antigas da região, ficou feliz com a revitalização do Obelisco e com a construção da praça. Gostei de tudo, ficou ótimo e o bairro está com outra cara.
Luciene Ribeiro dos Santos mora há 20 anos na região do Obelisco destacou a importância da obra. É um presente para toda a cidade e em especial para o nosso bairro.
A moradora disse ainda que agora tem um lugar para passear com os filhos. Aqui era muito mato. Nenhum prefeito fez algo parecido. Nos dias de calor vai ser bom sentar com a família e os vizinhos.
Para Wilson José Lopes Goulart, de 8 anos, a praça e o Obelisco é uma grande novidade. Era tudo cheio de mato, agora ficou melhor para brincar.
Obelisco
O monumento é um marco representativo de uma época e faz parte da antiga Feira de Gado de Três Lagoas.
Tombado como patrimônio histórico municipal em 5 de maio de 1982, marcou a primeira fase de desenvolvimento local: a pecuária de corte.
Além do Obelisco o local possui um bebedouro para cavalos, outra peça pertencente à Feira de Gado do município.
O bebedouro era utilizado pelas comitivas e data do início da década de 1920.
O carro de boi férreo é uma composição utilizada entre o final do século 19 e início do século 20 para transportar máquinas, mercadorias e alimentos diretamente dos trens para os estabelecimentos distribuidores.
A revitalização do Obelisco e a recuperação das demais peças tornou o local um museu ao ar livre, com placas explicativas da história e do Coronel Bitão, que dá o nome a praça.
A Praça José Carlos de Souza Bitão está localizada na esquina da Avenida Rosário Congro com a Rua Jorge Elias Seba, no Jardim Alvorada.
Para realizar a obra o município contou com apoio da empresa de transportes Translopes, que investiu R$ 40 mil, do total de R$ 83.193,92.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO