A Fiems lançou nesta terça-feira (16), no auditório do Hotel OT, em Três Lagoas, o Programa Indústria Ativa Regional, que integra as ações do Sesi, Senai e IEL para a cidade ao longo deste ano, reforçando o apoio integral à produção industrial do município. No total, ele prevê 50,5 mil atendimentos na região e investimentos de R$ 7,5 milhões, que incluem 3.058 vagas na Educação Básica por meio do Sesi, 2.576 vagas de Educação Profissional em 74 cursos por parte do Senai, 300 vagas de estágio pelo IEL e o atendimento de 230 empresas.
Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o diretor José Francisco Veloso Ribeiro reforçou a importância de Três Lagoas, do seu empresariado e da prefeita Simone Tebet, no processo de desenvolvimento industrial do Estado. A cidade símbolo da nova matriz econômica de Mato Grosso do Sul é também a evidência mais expressiva do apoio integral à produção que o Sistema Fiems oferece aos empresários. É por essa razão que iniciamos em Três Lagoas o lançamento do Programa Indústria Ativa Regional, que já está atendendo as demandas dos municípios pelos produtos e serviços do Sesi, Senai e IEL, destacou.
Ele reforçou que a marca Indústria Ativa é a expressão em plenitude da determinação em promover uma transformação no setor industrial do Estado, oferecendo os instrumentos para sua modernização, aumento de produtividade e abertura de novas vagas de empregos. Somos hoje em todo Estado mais de 9 mil indústrias que geram cerca de 103 mil empregos diretos. O PIB Industrial, no ano passado, apresentou um crescimento de 10,11%, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. Vale também destacar o estudo divulgado pelo IBGE que indica que o setor industrial apresentou o maior crescimento acumulado do PIB no Estado, entre 1995 e 2007, da ordem de 79,2%, lembrou.
Ao detalhar a agenda de compromissos da indústria com Três Lagoas, o diretor-corporativo da Fiems e diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, lembrou que o ambiente do município favorece às ações do Sistema. Estamos apresentando as metas do Sistema Fiems para Três Lagoas, mas já sabendo que elas terão de ser revistas para cima, pois novos empreendimentos estão chegando ao município e se fará necessária a qualificação de mão-de-obra para atender a demanda dessas indústrias, pontuou.
Jaime Verruck citou ainda os investimentos que serão feitos no Cetec Senai Três Lagoas, como o Laboratório de Instrumentação, Automação, Processos, Eletricidade e Eletrônica, a conclusão da parte civil da oficina de Metalmecânica e a implantação do Laboratório de Simulação Virtual de Colheita Florestal Forwarder e Harvester, sendo o segundo no País. Além disso, vamos dar continuidade ao Projeto Minha Morada para construir 40 novas moradias e o Projeto Colher na Massa para qualificar no setor da construção civil 416 trabalhadores, informou.
Já a prefeita Simone Tebet afirmou que as ações do Sistema Fiems para o município chegam para reforçar os R$ 3,6 bilhões de investimentos feitos pelas indústrias nos últimos três anos na região de Três Lagoas. Trata-se do maior investimento industrial de Mato Grosso do Sul e representa quase três vezes o que foi feito no município de Campo Grande no mesmo período. Acredito que, nos próximos dois anos, o PIB Industrial de Três Lagoas vá superar o da Capital, garantiu.
Simone Tebet ainda fez questão de afirmar que ficou muito feliz quando vê uma idéia da administração municipal dando certo, como a Minha Morada, que surgiu da necessidade de construir casas próprias para a população de baixa renda. Esse fruto de Três Lagoas foi encampado pelo Senai e deve trazer benefícios para os moradores carentes de outros municípios do nosso Estado, previu.
Ainda durante a cerimônia de lançamento do Indústria Ativa Regional, também foi apresentado aos empresários da região o novo formato da Expo-MS Industrial 2010, que será realizada pela Fiems de 18 a 22 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Na oportunidade, a prefeita Simone Tebet definiu o estande da Prefeitura na feira da indústria.
Sistema FIEMS