‘Um processo tranqüilo e totalmente eletrônico. Assim foi definida eleição do novo corpo de representantes ligado às Federações e Associações Estaduais de Municípios vinculadas à CNM (Confederação Nacional de Municípios).
O processo eleitoral, que aconteceu na última segunda-feira (30), definiu os nomes que ocuparão cargos no conselho diretor, regional e fiscal ligados à CNM.
A eleição, que é validada para exercício de mandatos correspondentes ao triênio 2009-2012, aconteceu via internet.
A chapa independente, vencedora da eleição, trouxe o nome da Prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), como Titular da Região Centro Oeste, pertencendo ao Conselho de Representantes Regionais.
Com esse resultado, Simone Tebet passa a ser junto à CNM, a representante dos Municípios da região Centro-Oeste do país, atuando como porta voz da região em busca de soluções para os problemas que envolvam os municípios que pertençam a essa esfera.
Apontar meios e ações que possam levar os municípios a um desenvolvimento maior, também são atividades atribuídas à representante.
Inicialmente nossa meta será trabalhar para que a crise não atinja patamares maiores, buscando soluções junto aos Governos Estadual e Federal. Precisamos ter uma base de sustentação para nos prevenirmos de possíveis efeitos relacionados à crise. Já vamos começar a colocar nossas ações em prática no próximo dia 7, quando estaremos em Brasília e discutiremos junto ao Presidente Lula questões pertinentes ao assunto. Um desses assuntos refere-se a diminuição do FPM (Fundo Participação dos Municípios)”, explicou Simone, afirmando o cumprimento de mais um compromisso assumido.
Temos mais um compromisso, agora não apenas com nossa cidade, mas com toda uma região, cumprindo esse compromisso vamos buscar soluções para os problemas de nossa região, assim como trabalharemos pelo desenvolvimento da região Centro-Oeste, finalizou.
Posse
De acordo com informações da CNM, em breve, o Presidente da Confederação Nacional da CNM, Paulo Ziulkoski, deverá informar, aos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho de Representantes Regionais e do Conselho Fiscal, a data da posse.
Assim que forem empossados, os eleitos poderão, através de seus respectivos cargos, tomar decisões de cunho coletivo, que vise beneficiar não apenas um único Município, mas sim a região que representam.
CNM
A CNM (Confederação Nacional de Municípios) é uma entidade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 08 de fevereiro de 1980, com sede em Brasília.
Possui uma história de 25 anos de serviços prestados ao municipalismo. Tem sua diretoria eleita e empossada nos termos estatutários, integrada por prefeitos e ex-prefeitos vinculados às entidades estaduais de municípios.
A gestão dá-se de forma colegiada, incluindo cargos de presidentes, vice-presidentes, secretários, tesoureiros, conselheiros fiscais e representantes regionais.
A CNM foi criada por desejo das associações e federações estaduais de municípios que desejavam a consolidação de uma entidade nacional forte que representasse todos os municípios brasileiros.
A CNM, visando à solução dos problemas comuns aos municípios brasileiros tem por fim associar e integrar as federações e associações estaduais, representando, judicial e extra judicialmente os municípios brasileiros e suas entidades representativas em nível estadual, pugnando pela valorização do municipalismo, através de ações diversas.
‘
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO