
Com apoio da prefeita Simone Tebet (PMDB) e do secretário de Educação, Ricardo Roriz, as coordenadoras do programa de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participam da 3ª Jornada Bienal de Educação, que acontece na cidade de Ilha Solteira (SP), no período de 19 a 23, sob o tema Educação Inclusiva: Possibilidades para Singularidade e Diversidade na Educação Básica. A equipe é composta pelas educadoras Maria José Alvarenga, Denise Ribas e Neuza Inácio, que serão as multiplicadoras da matéria entre os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Educação Inclusiva
A educação inclusiva é um movimento que compreende a educação como um direito humano fundamental e base para uma sociedade mais justa e solidária. Esse movimento, segundo Roriz, preocupase em atender todas as crianças, jovens e adultos, a despeito de suas características, desvantagens ou dificuldades educacionais, e habilitar todas as escolas para o atendimento na sua comunidade.
Nesse sentido, no último dia 15, a Semed realizou o lançamento do Programa de Educação Inclusiva, através de aula inaugural para todos os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), representantes da rede estadual e APAE.
A prefeitura de Três Lagoas, através da prefeita Simone e do secretário Ricardo Roriz, vem apoiando integralmente o Departamento Educacional e Pedagógico da Semed no trabalho realizado nas unidades escolares do acompanhamento e avaliação das crianças com necessidades educacionais especiais. A equipe – nesse caso a coordenadora de unidade, Maria José Alvarenga e a psicóloga Denise Ribeiro Ribas, também tem contado com apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através de neurologistas, fonoaudiólogas e psicólogas, no atendimento às crianças.
A equipe do Departamento Pedagógico vem se preparando para a efetivação do programa de educação Inclusiva que oferece uma capacitação continuada a todo corpo docente das unidades escolares da Reme.
Assessoria de Comunicação