‘
A prefeita Simone Tebet (PMDB) anunciou nesta terça-feira (15) mais uma importante notícia para a população três-lagoense. Em virtude do crescimento acelerado do município, Três Lagoas conquista a 25ª posição no ranking das 300 cidades mais dinâmicas do País, numa pesquisa feita pela Florenzano Agência de Estudos e Pesquisas de Mercado, que substitui esse ano o Atlas do Mercado Brasileiro, publicado anteriormente em parceria com a Gazeta Mercantil.
O ranking foi anunciado pela prefeita Simone durante sessão solene na Câmara Municipal, quando foi outorgado o título de cidadão três-lagoense ao presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Marcolino Longen, e ao diretor regional do SENAI, Jaime Verruck.
É com muita satisfação, alegria e sensação de dever cumprido que anuncio esta conquista para Três Lagoas. Não esperava que este sonho fosse acontecer tão rápido e hoje isso é real, graças a todos os nossos parceiros, destacou Simone. E completou: eu não teria melhor oportunidade para noticiar este ranking como nesta entrega de título de cidadãos três-lagoenses a estes dois homens que tanto contribuem para o desenvolvimento de Três Lagoas.
Durante seu discurso, a prefeita também informou, como comparativo de crescimento, que nos últimos quatro anos o número de estabelecimentos comerciais aumentou de 3.389 para 4.255 ou seja, 866 novos pontos de comércio. Outro dado assinalado por Simone foi o número de indústrias, que saltou de 365 para 528, acréscimo de 163 novas indústrias em quatro anos.
Ranking
Esta é a terceira vez que a cidade aparece entre os municípios pesquisados. No primeiro ano, em 2006, Três Lagoas aparecia em 162º lugar, na mesma pesquisa, então realizada pela Gazeta Mercantil e Atlas do Mercado Brasileiro. Já em 2007, a cidade ficou em 115º lugar e subiu 47 posições entre os 300 municípios mais dinâmicos do país.
Para a elaboração do ranking foram avaliados indicadores como o Índice Potencial de Consumo (IPC), evolução do PIB, economia municipal, operações bancárias e geração de novos negócios. Investimentos municipais em saúde, educação, saneamento básico e promoção social também representam peso determinante na pesquisa.
Gráfico 01
Este ano, além de Três Lagoas, apenas outras três cidades de Mato Grosso do Sul estão entre as 300 cidades brasileiras mais dinâmicas: Campo Grande, que aparece na 31ª posição
Corumbá, que ficou em 68º lugar e Dourados, na 148ª posição. Três Lagoas também conseguiu superar outras cidades consideradas referências em economia e desenvolvimento social, como Curitiba-PR, Anápolis-GO, Uberlândia-MG e ainda Goiânia-GO, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, ambas em São Paulo