O Festival Viva MS, etapa da região do Bolsão, realizado no sábado (1º), reuniu aproximadamente 4 mil pessoas, na Avenida Antônio Trajano, no centro de Três Lagoas, para prestigiar as apresentações de 12 candidatos e o show da dupla Délio e Delinha. Ao som do berrante, a Orquestra de Violeiros de Três Lagoas fez a abertura do evento e agradou os presentes.
Delinha destacou a importância do festival para dar oportunidade aos novos talentos. Se eu tivesse no júri daria dez para todos, por que cada um dos candidatos veio dar o melhor de si.
A cantora, que está comemorando 50 anos de carreira, agradeceu a oportunidade de voltar ao município. Todo ano a gente vem aqui em Três Lagoas e é sempre um prazer muito grande.
Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, explicou que o evento surgiu da perspectiva de lembrar os 30 anos de criação do Mato Grosso do Sul. Queremos trabalhar uma matriz forte de nosso Estado que é a música de raiz. Em todos os municípios há compositores e cantores de música sertaneja.
Para Calheiros, a qualidades das composições não é surpresa. O Bolsão é uma região onde a música raiz é muito forte.
Calheiros falou da festa que será realizada em outubro, com a participação de todos os finalistas. Teremos um painel muito rico de como anda a música de Mato Grosso do Sul. E acrescentou: Quero dizer que o sucesso desta 1ª etapa aqui em Três Lagoas devemos ao apoio incondicional da prefeita Simone Tebet. Sem este esforço seria impossível realizar com brilhantismo este festival.
Alba Lessa, intérprete da Banda Olho Dágua, participou pela primeira vez de um festival. A tensão é grande e estou muito feliz de estar participando. A participação já é a realização de um sonho.
Inicialmente apenas uma música seria selecionada, mas um empate obrigou a organização a quebrar o regulamento, classificando duas músicas.
As músicas classificadas para participar da final do festival foram Canto de Aboio, com o Grupo Olho Dágua de Três Lagoas e o grupo representante da cidade de Chapadão do Sul, que interpretou Terra dos meus sonhos.
Três Lagoas foi o primeiro pólo a selecionar seus candidatos, outras cidades pólos farão suas seleções e no dia 13 de outubro, em Campo Grande acontecerá a grande final, onde os vencedores participarão da gravação de um DVD, em comemoração aos 30 anos de Mato Grosso do Sul.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO