A carreta do projeto de prevenção ao câncer do Hospital do Câncer de Barretos (SP) estará nesta terça-feira (27) realizando exames dos três principais tipos da doença: próstata, colo de útero e pele.
Estacionada em frente a Câmara de Vereadores, na Rua Manoel Pedro de Campos, a carreta está equipada para atender os pacientes e realizar a coleta de material para a realização dos exames preventivos.
Os exames tiveram início pela manhã e serão realizados também na parte da tarde, a partir das 12h.
Tânia Silveira Lourenço, enfermeira que acompanha a carreta, falou que serão 120 exames oferecidos ao município. Serão 40 exames para cada tipo de câncer, entre o de pele, colo de útero e próstata, informou.
Para ser atendido, o paciente passa por uma pré-seleção realizada pela enfermagem do próprio município, sendo orientado aos procedimentos que antecedem a execução do exame, como estar em jejum e outras orientações pertinentes a cada tipo de exame.
O material coletado é encaminhado ao hospital de Barretos. O resultado fica pronto em trinta dias. Os casos sem suspeita da doença são devolvidos ao município para serem repassados aos pacientes, já os casos que há a suspeita da doença, os pacientes são convidados a fazerem exames complementares e se for o caso iniciar o tratamento.
Dirce de Souza, 62 anos, aproveitou a oportunidade para fazer o preventivo. Há 5 anos não faço o exame. É importante, mas fui deixando sempre para outro dia. E acrescentou. Eu já estava até preocupada, mas agora vou fazer o exame.
Prevenção
A prevenção ainda é a melhor forma de se tratar o câncer. A doença não tem sintomas ou sinais, por isso quando há alguma alteração pode estar na fase inicial e neste caso o tratamento proporciona a cura.
Para fazer o exame de câncer de colo de útero, a mulher deve ter feito há pelo menos um ano, não ter tido relação sexual nos últimos dois dias e fazê-lo dez dias após a menstruação. Além de não estar fazendo uso de pomadas ou cremes vaginais.
No caso do exame de próstata, o homem deve estar em jejum, não andar a cavalo, nem de bicicleta e não ter ejaculado nos dois dias que antecedem. O exame consiste na coleta do sangue e toque retal.
Já o câncer de pele, o paciente que passou pela triagem e foi detectado o câncer, passa por uma pequena cirurgia.
O câncer de pele possui dois tipos básicos, o basocelular e o espinocelular. São os tipos menos agressivos da doença. Os casos de melanoma são considerados mais agressivos, exigindo tratamento mais intenso.
Durante o mês de março a carreta estará passando nos município de Mato Grosso do Sul, sempre realizando exames para os três tipos de câncer. A próxima cidade a ser beneficiada será Selviria (MS).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO