
‘Com o objetivo de estimular a prática esportiva em Três Lagoas, a Fundação de Desporto e Lazer (FUNDESPORTE/MS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJUVEL) realizará na cidade, entre os dias 18 e 23 de agosto, a fase final estadual do Festival da Melhor Idade.
A equipe de Três Lagoas é a favorita no campeonato, pois já foi quatro vezes campeã. Por isso nada mais justo unirmos forças para trazermos a final pra cá, disse o secretário da SEJUVEL, Sávio Bernardes.
A estimativa é de receber cerca de 500 atletas classificados para as finais, que representam as três regiões do Estado nos jogos de dama, dominó, bocha, dança de salão, malha, sinuca, truco ponto acima e vôlei adaptado.
O investimento da FUNDESPORTE para o evento ficou em R$ 43.472, o Município entrou com a contra partida de R$ 4.400, além do alojamento, alimentação e transporte interno dos atletas.
A abertura da final do Festival da Melhor Idade será no Ginásio de Esportes Professora Cacilda Acre Rocha, na terça-feira (18), a partir das 19 horas. As provas serão no antigo alojamento da Votorantin Papel e Celulose (VCP) e no Ginásio de Esportes.
A competição vale uma vaga para representar o Mato Grosso do Sul no Festival Nacional da Melhor Idade, que será na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Atletas três-lagoenses
Treinados pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, a equipe de atletas da melhor idade três-lagoense trás em sua bagagem o tetracampeonato no Festival Estadual e o troféu de tricampeã de melhor torcida.
Trabalhamos atividades adaptadas com eles o ano inteiro. Antes das competições cuidamos da auto estima dos nossos idosos, com parceria de um psicólogo pelo menos três vezes antes das provas. Competir é também importante, mas trabalhamos que o importante mesmo é participar, pois eles já venceram tantas dificuldades na vida que esse momento tem que ser de prazer, disse a diretora do departamento de Cidadania, Sônia Lúcia da Silva Santos.
O professor de educação física e técnico da equipe, Paulo Leandro, enfatizou que o treino para os atletas da melhor idade em Três Lagoas acontece durante todo o ano. São exercícios adaptados e de pouco impacto físico. Mas engana-se quem acha que é um esporte parado, são atletas dedicados, por isso fazem um jogo muito dinâmico, contou o técnico.
Um exemplo de superação é o atleta Cláudio Modesto. Ele afirma que o esporte e o vôlei adaptado trás qualidade de vida e saúde. Modesto teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há alguns anos e garante que o esporte ajudou a recuperar os movimentos que havia perdido
hoje aos 62 anos destaca-se na equipe como um dos mais animados. O esporte me ajudou a ter cada vez mais vontade de viver. O vôlei adaptado é para todo mundo, não importa peso, idade ou sexo, o importante é se exercitar. Com a atividade física percebemos como é importante dar valor a vida, desaba