A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho será sede na próxima sexta-feira (23) do 5º concurso Beleza MS da melhor idade. O evento acontece no recinto da Leiloado, às 16 horas e reunirá 26 cidades de todo o estado do Mato Grosso do Sul.
Esse desfile será a última etapa dos concursos que foram realizados em cada região do estado durante o ano. Em Três Lagoas o evento aconteceu no último dia 30, onde elegeu o mais belo idoso e idosa, sendo eles: Nadin Edison Daer e Genir Queiroz de Alcântara.
Esse tipo de evento é muito importante, pois é uma forma de colocar as pessoas da Melhor Idade para participar. Isso serve de auto-estima para eles, afirmou Sônia Lúcia, diretora do Departamento de Cidadania da Secretaria de Assistência Social.
Trabalho
A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho atende diariamente grupos de idosos em várias partes do município.
Esses grupos além de participar de atividades esportivas e danças, fazem trabalhos manuais e intelectuais, como estudos sobre o estatuto do idoso.
Hoje, em média, 400 idosos participam desse projeto e a prefeitura de Três Lagoas disponibiliza materiais para esporte, lazer e veículo com motorista.
O conceito de terceira idade é a dança. E essa não é a realidade de Três Lagoas. Aqui nós temos o lazer e o esporte, que são muito bem trabalhados, tanto que trouxeram essa quantidade de troféus do festival em Ivinhema, ressaltou a secretária de Assistência Social, Altamira de Oliveira Campos.
Projetos
Três Lagoas tem conquistado espaço e respeito em todo o Mato Grosso do Sul, através dos projetos desenvolvidos com idosos.
Um exemplo disso é o Projeto Conviver, que foi criado para possibilitar a melhoria de qualidade de vida da população idosa com vistas ao cumprimento das funções de proteção, prevenção e promoção social.
A Secretaria de Assistência Social tem colaborado no que se refere ao espaço físico, recursos humanos, imediatização das ações de recreação, esporte, lazer, saúde e educação.
Atualmente o Projeto Conviver assiste 467 idosos com faixa etária a partir dos 60 anos, distribuídos em 16 grupos Conviver, que funcionam nos bairros e na área rural por meio da parceria entre a comunidade e Prefeitura.
Os grupos são dirigidos por uma equipe interdisciplinar que promove palestras educativas, oficinas de trabalhos manuais, atividades lúdicas, físicas e lazer, desenvolvidas semanalmente, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida.
Cidades
As 26 cidades que já confirmaram presença no concurso são: Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Deodapolis, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes de Laguna, Ivinhema, Jaraguari, Jutí, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel Doeste, Selviria, Sidrolândia, e Três Lagoas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO