Três Lagoas recebe, à partir desta terça-feira (29), até oito de agosto, o Vagão do Conhecimento, uma iniciativa da América Latina Logística (ALL) com o apoio da Prefeitura Municipal, que tem como objetivo levar jogos, oficinas e palestras educativas e culturais para cerca de mil crianças com idade entre seis a onze anos, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e também para 25 professores de educação artística.
Durante onze dias o Vagão do Conhecimento vai oferecer gratuitamente oficinas de leitura e de reciclagem de lixo, além de aulas de informática.
Os cursos serão realizados no pátio central da antiga estação da Novoeste do Brasil, no Centro.
O projeto já beneficiou mais de oito mil crianças brasileiras e é um dos maiores programas de responsabilidade corporativa da ALL. De Três Lagoas o Vagão do Conhecimento segue para Campo Grande onde fica entre os dias 12 a 22 de agosto.
A novidade este ano é que dobramos o tempo de permanência do vagão, que ficará na cidade por praticamente duas semanas. Isso nos permite beneficiar um número ainda maior de crianças, revela Carolina Goulart, da área de Responsabilidade Corporativa da ALL.
A diretora de Departamento de Desenvolvimento Educacional e Pedagógico da Prefeitura de Três Lagoas, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, pedagoga e pós-graduada no ensino da Língua Portuguesa, aprova e apóia a iniciativa.
É importante porque ela desperta e fortalece no aluno a conscientização ambiental. Com isso, o Vagão do Conhecimento desenvolve um novo olhar para a questão do lixo e da preservação, revela.
A pedagoga observa ainda que a escola ensina a educação formal mas que é preciso também vivenciar na prática atitudes como esta.
Atividades
Durante a permanência em Três Lagoas, o vagão disponibilizará como atividades:
– Oficina do Lixo para crianças Utilizando materiais recicláveis como pneus, retalhos de adesivos, garrafas pet, móveis velhos, baldes plásticos, lixo industrial, sobras de tecidos, tambores de óleo diesel, os alunos aprenderão a confeccionar banquinhos, mesinhas, revisteiros, brinquedos educativos, móbiles decorativos e outros objetos.
– Oficinas de Leitura Abordam histórias de livros que posteriormente são trabalhadas pelos professores.
– Inclusão Digital os alunos aprenderão noções básicas de informática utilizando programas de texto e acesso a diversos recursos do computador.
Assessoria de Comunicação, com informações ALL