
Após a instalação da academia ao ar livre na praça do Bairro Vila Piloto, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL) passou a oferecer aulas de ginástica aos moradores do local e região neste novo espaço destinado a prática de atividade física e lazer.
Antes as aulas eram realizadas no Círculo Militar, com a instalação da academia ao ar livre os alunos passaram a utilizar os dois espaços para as aulas de ginástica, ministradas pelo professor Milton José da Silva (Tó).
As aulas acontecem as terças, quintas e sábados, sempre na parte da manhã. Nosso grupo conta com aproximadamente 30 alunos, eles pegam firme, tem garra e determinação, contou Tó.
O professor falou ainda sobre os benefícios que os exercícios proporcionam para melhorar a qualidade de vida de seus alunos. São exercícios de caminhada, corrida, que trabalham com a respiração e auxiliam na prevenção e controle de algumas doenças como pressão alta, diabetes e colesterol. Já os equipamentos disponíveis na academia ao ar livre são utilizados para trabalhar a força, enfatizou.
O fisioterapeuta Walter da Sila Dias (Hulk) destacou que já existem outras duas academias ao ar livre à disposição dos três-lagoenses, uma na Lagoa Maior e a outra na praça do Bairro Jardim Alvorada. As academias seguem um padrão, são funcionais e têm em média sete equipamentos que trabalham todos os grupos musculares, explicou.
Qualidade de vida
Participando pela primeira vez, a vendedora autônoma Eliane Viana Victor disse que pretende continuar frequentando as aulas. Comecei hoje e estou gostando. Antes eu caminhava e até usava os equipamentos da academia ao ar livre, mas com as instruções do professor é bem melhor.
Em sua turma no Bairro Vila Piloto o professor Tó possui quatro alunas do Cinturão Verde. Aos 65 anos, Dirce Virgem da Silva participa das aulas há cinco meses. Tinha dor no ombro, joelho e muita câimbra, tomava remédio todo dia e as aulas ajudaram muito a aliviar essas dores, destacou Dirce.
Também moradora do Cinturão Verde, Onésia Cardoso de Moura contou que vai para as aulas a pé na companhia das amigas. Pratico atividade física há seis meses e acho muito bom porque o professor ensina os exercícios da forma correta.
Maria de Lourdes frequenta as aulas há três meses e ressaltou a importância da prática dos exercícios físicos para o trabalho em casa. Tinha dores no joelho e nos braços, depois que comecei a participar das aulas melhorei até no desempenho dos trabalhos domésticos e no cuidado com a minha horta, disse a produtora rural do Cinturão Verde.
Aluna mais antiga da turma, Maria de Lourdes Valentim, frequenta as aulas há três anos e também começou para aliviar as dores nos braços e joelhos. Hoje não tenho mais problema com as dores, os exercícios são bem coordenados e nos sentimos muito bem.
Incentivar as pessoas para que elas tenham o hábito da prática esportiva é uma meta de nossa secretaria e as academias ao ar livre contribuem para que nosso trabalho tenha um maior alcance da população, acrescentou o secretário Sávio Bernardes.
Novas academias em fase de implantação
A Administração Municipal, através da Secretaria de Obras está com novas obras de academias ao ar livre em execução nos bairros Santa Luzia, Osmar Dutra e Jardim Maristela.
De acordo com o diretor de Obras, Marcos Paulo Queiroz Garcia o término da instalação da academia no bairro Santa Luzia está previsto para o dia 8 de outubro. Já a construção da praça no bairro Osmar Dutra está sendo finalizada, assim que estiver concluída, a academia será instalada, explicou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO