Prefeitura Três Lagoas

  • SERVIDOR
    • Hermes
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • E-mail
    • Sistemas
      • Plataforma Ava Moodle
      • Legislação
      • Estatuto
      • Matrícula Reme
      • Depart. Pessoal – RH
      • Gestão Cemitério
      • Gestor de Saúde
      • Gestor de Frota
      • Gestor de Habitação
      • Gestor Social
      • Gestor Escolar
      • Avaliação de Desempenho Pessoal
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • SIC
    • Licitações
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
      • Procon
    • SMS
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Covid-19
      • Vacinação Covid-19
    • SEINTRA
      • Habitação
      • Trânsito
    • SMAS
    • SEMEC
      • Cultura
      • Auxílio Emergencial Cultural
    • Cultura
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
    • SEGOV
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEDECT
      • Turismo
  • IPTU
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
      • A Cidade
      • Conselhos Municipais
      • Nossa História
      • Prefeito
      • Vice-Prefeito
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Rotas do SAMU
      • Unidades de Saúde
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Centros de Assistência Social
      • Família Acolhedora
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEI’s)
      • Bibliotecas e Centros de Referência
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Aldir Blanc
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Coleta Convencional
        • Coleta Seletiva
        • Contribuições
        • Cadastro
        • Biblioteca
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Nova Feira Central
      • Meu Bairro Limpo
      • Transporte Público
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Plano Plurianual 2018-2021 (PPA)
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • COVID-19
    • Boletim Covid-19
    • Decretos Covid-19
    • Vacinação Covid-19
    • Vacinômetro Covid-19
sexta-feira, 17 fevereiro 2017 / Publicado em SEMEC

Prefeitura estuda maneiras de solucionar transporte de alunos na zona urbana

Três Lagoas vem crescendo a cada ano, seja economicamente, seja no número de habitantes e, com isso, o número de estudantes, principalmente aqueles menores de 13 anos de idade, aumenta, o que exige que o sistema de transporte escolar urbano seja repensado de uma maneira que acompanhe essa expansão. 

A região do Novo Oeste, onde estão construídos os Residenciais Orestinho I e II, foi a que mais teve crescimento populacional, além do Bairro Montanini e Ypê 4 e, por isso, o Departamento de Transporte Escolar com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, está estudando a melhor maneira de reestruturar o sistema de transporte dos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino que vivem nessas regiões. 

AMARELINHOS

Com a retirada de circulação dos conhecidos ônibus amarelinhos – que atendiam principalmente a região do Novo Oeste – devido a problemas de manutenção, vindos da gestão anterior, e o inadequado direcionamento dessa frota, haja vista que é do Programa Caminho da Escola e visa atender a Zona Rural, a Prefeitura contatou a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano para reforçar o número de carros que atendem a região do Novo Oeste. 

“Solicitamos que a empresa direcione dois ônibus a mais para atender a região, antes era apenas um. No entanto, a empresa tem que cumprir o que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) prevê, que cidadãos com menos de 13 anos de idade têm que ser acompanhados por um responsável. Além disso, a empresa foi licitada para rodar com 13 carros e, como não há demanda constantes, não há condições econômicas de a mesma ampliar esse número”, explicou o diretor de Trânsito, Flávio Thomé. 

Agora, todos os alunos que dependem de transporte coletivo urbano devem utilizar o benefício do Passe Escolar, retirado junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) mediante a apresentação da matrícula escolar. 

“Outra situação que enfrentamos é que os pais alegam que foram pegos de surpresa pela parada dos amarelinhos e que não têm condições de acompanhar seus filhos até a escola. Por isso, a Prefeitura, por meio de orientação da Promotoria Pública, irá manter os monitores de alunos (antes atuavam nos amarelinhos) nos períodos matutino e vespertino acompanhando os alunos até a escola e de volta até os pontos de ônibus próximos as suas residências durante o primeiro semestre de aula, após esse período a responsabilidade passa a ser dos responsáveis”, explicou o Coordenado de Transporte Rural, José Donizeti de Lima.

PROCURANDO SOLUÇÃO DEFINITIVA

Ainda conforme Donizeti, um das primeiras ações para criar um plano de ação que seja definitivo e que possa acompanhar o crescimento dessas e de outras regiões, será uma reunião com os síndicos dos condomínios e outros órgãos envolvidos para fazer um levantamento do número de crianças em idade escolar e que utilizam o transporte público nessas regiões.

“No entanto, precisamos que todos os interessados, responsáveis e envolvidos estejam dispostos a encontrar uma solução, pois é um problema sério e que temos que solucionar o quanto antes, pois é uma questão de segurança e qualidade de vida desses alunos”, finalizou o coordenador.

Diretoria de Comunicação

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Google+
  • Print
  • Email

ACESSO RÁPIDO

TOPO
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability

Send this to a friend