
O Guardiões: projeto nascente realizado pela comunidade da Escola de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, encerrou no último dia 10 de dezembro a primeira fase do projeto e iniciou o plantio da mata ciliar, na nascente do córrego localizado no Distrito de Garcias.
Além dos alunos, funcionários, pais e moradores do Distrito participaram do plantio de 182 mudas, divididas em 80 espécies, entre elas a goiabeira, marmelo, genipapo, araçá, aroeira pimenta, ipês, jacarandá, aroeira, paineira e jaracateá.
De acordo com o diretor da escola, Urbano Rodrigues Azambuja, o plantio foi realizado em uma área de 600m². Após o plantio, utilizamos cerca de 200 litros de gel na irrigação das mudas.
Azambuja ressaltou que o evento contou com vários parceiros. Cerca de 150 alunos, 20 funcionários da Escola, 50 moradores de Garcias e pais contribuíram com esta fase do projeto.
O diretor enfocou a experiência. Foi tudo maravilhoso, o conhecimento adquirido através das palestras, visitas técnicas, reuniões e horas de estudo.
Azambuja finalizou agradecendo as parcerias. Queremos agradecer aos parceiros, que não mediram esforços para que fosse possível concluir essa primeira etapa. Finalmente conseguimos fazer, nosso primeiro plantio, muitos ainda virão.
Para a professora Valdeci do Nascimento, diretora Adjunta do CEI Nossa Senhora Aparecida, o sucesso do projeto é resultado do trabalho realizado pelos profissionais da escola. A educação enfocando projetos de preservação ambiental, só se concretiza com empenho e dedicação de todos os profissionais e parceiros. E acrescentou: Estão todos de parabéns.
A aluna Maisa Pereira de Arruda, do 8º ano, avaliou a evolução do projeto. Começou tão pequeno, como uma sementinha que foi plantada com muito carinho. Espero que cada um faça a sua parte, eu farei a minha.
Mascote
Ao longo do desenvolvimento do Guardiões: projeto nascente, os alunos participaram de palestras, visitas técnicas, cursos e ações voltadas à cidadania e ao meio ambiente.
Entre as ações, um concurso escolheu o mascote do projeto e o nome do mesmo.
O mascote acompanhou os alunos nas atividades e o nome foi revelado no encerramento da primeira fase. Assim, o nome escolhido foi Zé Valente, sugestão do aluno Luan Marcos Cruz Bispo, do 7º ano, que recebeu uma bicicleta como prêmio.
Parceria
O projeto foi desenvolvido em parceria com a IP International Paper, CESP, Termelétrica Três Lagoas e Cargill.
Para 2009, a previsão é que o projeto continue na Escola Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo e seja expandido para a Escola de Educação no Campo Antônio Camargo Garcia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO