
A Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo iniciou na segunda-feira (10) o curso de Formação de Monitor Mirim Ambiental, promovido pela CESP – Companhia Energética de São Paulo, dentro das atividades dos Guardiões: Projeto Nascente.
O curso de Formação capacitará cerca de 40 alunos, que permanecem na escola até a próxima sexta-feira (14).
Urbano Rodrigues Azambuja, diretor da escola, explicou que o curso visa contribuir com a formação dos alunos. É uma ação do nosso projeto, que vem sendo desenvolvido de forma positiva e com o apoio de vários parceiros, entre eles a Cesp, que muito tem nos ajudado.
De acordo com Azambuja, o curso contempla a reflexão sobre os problemas ambientais globais, levantamento dos problemas ambientais da região, estabelecimento das prioridades sobre os problemas regionais, cidadania, meio ambiente, entre outros. Além das palestras, os alunos participarão de visitas ao Córrego no Distrito de Garcia, ao Viveiro de Produção de Mudas de Jupiá, a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Jupiá e a Cooperativa de Reciclagem de papel em Ilha Solteira, informou.
Formação
O curso de Educação Ambiental Formação de Monitores Mirins Ambientais é oferecido para adolescentes e pré-adolescentes, das escolas públicas estaduais e municipais, preferencialmente que estejam inseridos em algum projeto social dos municípios impactados pela construção das UHEs Usinas Hidrelétricas da Cesp.
A formação tem a duração de 45 horas, onde recebem informações sobre meio ambiente, através de aulas teóricas, práticas e saídas de campo.
O objetivo é informar sobre os impactos causados pela formação dos reservatórios e ações mitigatórias desenvolvidas na região.
Durante o curso, os alunos participam de dinâmicas com o intuito de despertar os jovens para os problemas ambientais locais, regionais e globais e a importância da participação de cada um no processo de conservação ambiental. Os participantes elaboram projetos de educação ambiental para desenvolver junto à comunidade.
No encerramento, os projetos serão apresentados, visando estabelecer parcerias para viabilizar a concretização dos mesmos. Após a realização do curso os grupos são monitorados pela equipe de educação ambiental da empresa e da instituição parceira, apoiando para a efetiva concretização dos projetos.
Projeto
Iniciado em setembro deste ano, o Guardiões: projeto nascente visa oportunizar a criança e o adolescente em idade escolar, com informações referente ao respeito pela natureza, construindo uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida, por meio da educação ambiental.
O projeto prevê o desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e seus problemas sensibilizando a comunidade estudantil e gerando integração entre a comunidade e a escola.
Entre outros objetivos, o projeto trabalhará o máximo possível de recuperação de mata ciliar, de forma a evitar o assoreamento do córrego localizado no Distrito de Garcia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO