‘A Secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (4), das 08hs às 12hs, na Praça Senador Ramez Tebet, o 3º Feirão da Saúde. O objetivo do feirão é realizar uma integração de todos os programas da Saúde. Vamos mostrar para a população o que cada programa faz, esclareceu Ivanilde Costa Hernandes, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, responsável pela organização do evento.
Para a realização do 3° Feirão, mais de 15 ações voltadas para a área de saúde serão desenvolvidas. Vamos disponibilizar alguns atendimentos gratuitos à comunidade, lembrou Ivanilde, referindo-se aos atendimentos que vão desde a distribuição de panfletos e folders informativos, atendimentos de imunização, hepatite B, antitetânica e rubéola, até apresentações culturais de projetos assistenciais.
Mostrar para a população a importância de se trabalhar com a prevenção também será um dos destaques do Feirão. Muitas doenças quando diagnosticadas precocemente são curadas. Estatísticas a nível mundial comprovam que trabalhar a conscientização do ser humano em relação às doenças, continua sendo o melhor remédio.
Parcerias
Segundo a Coordenadora do Feirão, para o desenvolvimento desse evento, a parceria com órgãos e entidades do Município está sendo fundamental.
Seria muito difícil executarmos um trabalho dessa magnitude se não contássemos com a participação de nossos parceiros, frisou.
Dentre a lista de parceiros, figuram Corpo de Bombeiros, SESI, SESC, UFMS, AEMS, entre outros.
Ligados à área de saúde, engrossam a lista de parcerias, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Programas de Saúde da Família (PSF), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os Agentes de Saúde e Endemias (ASE), e os mais de 20 programas da Secretaria de Saúde.
Algumas Secretarias da Administração Municipal também irão participar, cada Secretaria vai atuar junto ao Feirão prestando serviços dentro de suas respectivas áreas.
Ações
Dentre as ações que serão disponibilizadas à população, estão incluídas:
– Demonstração de carros com UBV, maquinários e utensílios usados na borrifação e trabalho de campo no controle de endemias, manequins representando uso de EPI pelos agentes de saúde, mostruário das fases larvárias dos mosquitos e lupa para identificação das larvas, divulgação do Projeto Bt-horus
– Demonstração das técnicas de fisioterapias na reabilitação do trabalhador