Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
sexta-feira, 24 março 2006 / Publicado em SEMEC

Estado não cumpre acordo para o transporte escolar

O transporte escolar mantido pelo Governo do Estado no município de Três Lagoas está um verdadeiro caos e pode acarretar enormes prejuízos ao aprendizado de aproximadamente 250 alunos da rede estadual de ensino. A denúncia é do diretor do Departamento de Infra-estrutura da prefeitura, Jurandir da Cunha Viana Júnior, o Nuna. Segundo ele, são constantes as reclamações de pais de alunos e proprietários rurais que, sem ter a quem recorrer, acabam procurando a prefeitura para reclamar da situação. “Quem não conhece a realidade, pensa que a culpa é nossa”, desabafa.
A mais recente reclamação veio do pecuarista Hilário Pistori que, preocupado com as dezenas de crianças que estão sendo prejudicadas, veio atrás de uma solução para o problema. De acordo com Nuna, Pistori já criou até um formulário para controlar os dias em que os ônibus estão rodando. Desde o início do atual ano letivo – 20 de fevereiro, sete dos oito carros responsáveis por essas linhas, circularam apenas cinco dias. A argumentação dos motoristas é que as estradas estão ruins, mas Nuna diz que esta justificativa é absurda, uma vez que os 16 ônibus do município estão trabalhando normalmente. Ele fez questão de percorrer as linhas e constatou que todas estão em condições de tráfego.
Na última quinta-feira (23), nem um dos ônibus do Estado saiu da garagem. Desta vez, o impedimento foi a falta de combustível.
Nuna diz que o problema é antigo, mas que este ano se agravou ainda mais. Para tentar contornar a situação, no final do ano passado, após forte pressão de pais de alunos e pecuaristas, o coordenador de programas de apoio da Secretaria de Estado da Educação, Ezerral Bueno de Souza, decidiu trocar a empresa responsável pelo transporte, que era da cidade de Bataguassu. Entretanto, segundo Nuna, a nova empresa – da cidade de Rio Brilhante, está realizando um serviço ainda pior. “Perto desta empresa que aí está, o serviço da anterior era excelente”, ironiza o diretor, que diz não encontrar adjetivos para classificar a qualidade dos serviços prestados.

Quebra de acordo
As oito linhas de responsabilidade do Governo do Estado: São Marcos, Piaba, Jaraguá, Serraria, Pombo, Garcia, Bandeirantes e Três Lagoas. Esta última é a única que não apresenta problemas. Trata-se de linhas puras, para o transporte exclusivo de alunos para escolas estaduais.
Há ainda duas linhas mistas que antes também eram mantidas pelo Estado, mas que em 2005 foram transferidas para o município, com o compromisso de o Governo arcar com o combustível. Entretanto, a prefeitura acabou tendo de assumir praticamente sozinha o compromisso, uma vez que a Secretaria Estadual de Educação depositou cerca de 30% apenas do valor acordado no convênio. Esse calote, segundo Nuna, causou prejuízo de quase100 mil reais aos cofres da municipalidade.
“Para não deixar nenhum aluno fora da sala de aula, conforme determinação da prefeita Simone Tebet (PMDB), mesmo diante das enormes dificuldades por conta desta quebra de acordo, diariamente a prefeitura transporta cerca de 150 crianças para escolas estaduais e municipais das cidades de Água Clara e Inocência” destacou Nuna. Esses alunos são estudantes que residem em propriedades rurais que ficam muito mais próximas destes municípios, que de Três Lagoas. De acordo com o diretor da secretaria de Edução, esse problema não deve perdurar por muito tempo, já que brevemente a prefeita planeja anunciar a construção de novas escolas para atender a zona rural, somando-se à que já está em fase de conclusão no Distrito de Garcia.

Vistoria
Estas reclamações têm chegado também à Promotoria Pública que, por conta disto, solicitou uma vistoria em toda frota de transporte escolar de Três Lagoas, incluindo os 16 ônibus da frota da prefeitura – composta de carros próprios e terceirizados -, os do Governo do Estado e os veículos particulares. A vistoria, a ser realizada pelo Detran, será no próximo dia 1º de abril. Nuna lembra que em todas as vistorias anteriores, a frota do município sempre teve 100% de aprovação.

Assessoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.