Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
sexta-feira, 11 agosto 2023 / Publicado em .

Alunos da Escola Joaquim Marques recebem visita de autor de livro que estudaram em sala de aula

Incentivo à leitura! Isso é o que resume e torna tão importante a culminância de um projeto realizado na Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza” da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, por meio da professora Graciele Silva e a equipe do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Após estudarem e fazerem diversas atividades sobre o livro “O lenço que queria ser”, as crianças do segundo ano do ensino fundamental puderam ter uma manhã de entrevista, roda de conversa e autógrafos com o próprio autor, o pedagogo de formação, hoje com 60 anos de idade, Cláudio Uehara, que foi convidado formalmente por meio de uma carta gigante criada pelos alunos.

Enquanto a residente Glenda Camila fazia a leitura do livro, o autor, usando um lenço azul, tema central do livro, fazia origamis que representava cada etapa da história, esbanjando simpatia e bom humor. Após a leitura, Uehara ensinou os presentes a fazerem um sapinho de origami de papel e assinou o livro com dedicatória para cada um dos alunos.

O diretor Fabrício de Araújo e a adjunta Flávia Previato comentaram sobre a importância dessa parceria com a Residência Pedagógica, pois liga os universitários do curso de pedagogia ao cotidiano escolar. “Estaremos sempre abertos a esse tipo de ação que colabora com o desenvolvimento de todos os envolvidos.”

Já a coordenadora do Programa, Silvana Bispo, explicou que a Residência Pedagógica visa contribuir com a formação de professores durante o curso de pedagogia com foco em alfabetização.

“Temos na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza uma perceptora e cinco acadêmicas residentes do Curso de Pedagogia que participam de todo o processo de elaboração e planejamento das aulas. Hoje, estamos colhendo um pouco desse resultado, inclusive, o Cláudio foi aluno da UFMS e hoje ele estar aqui é uma realização”, explicou Silvana.

A professora que acolheu a ideia, Graciele Aparecida Terto Silva, explicou que acha imprescindível trabalhar a leitura, estamos no segundo ano e as crianças estão no processo de alfabetização.

“Com isso, no intuito de fazer com que eles fomentem a leitura na escola e em casa, pensamos em trabalhar um gênero textual que permitisse ser lido em ambos os lugares. Isso é importante, pois nessa idade já temos a avaliação de fluência leitora e isso é um estímulo para que essas crianças pratiquem a leitura no cotidiano delas”, enfatizou Graciele.

Já a residente Alana Magnoler vê nas ações da Residência Pedagógica a oportunidade de melhorar como pessoa e, principalmente, como profissional. “Em sala de aula, na Universidade, a gente trabalha a teoria e, aqui na residência, a gente vê a prática, algo muito maior, pois vivenciamos o contato com as crianças diariamente e isso faz a gente abrir os horizontes, dá um norte para como será a nossa rotina após a formação e com a ajuda dos professores saber lidar com determinadas situações que a teoria não tem condições de passar.”

O autor do livro, que foi o foco de todo o trabalho, mora em Três Lagoas há 15 anos e se sentiu extremamente lisonjeado com o momento. “Escrevi o livro durante o curso de pedagogia na UFMS, esse é o meu primeiro livro publicado. Esse contato com as crianças é muito importante pois incentiva a leitura e a se instruírem mais, incentiva o desenvolvimento delas. Estou muito feliz e lisonjeado com essa recepção.”

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}