A Prefeitura de Três Lagoas através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho iniciou no começo deste mês os trabalhos da Colônia de Férias, que assiste todos os programas sociais e projetos municipais.
Os jovens serão acompanhados pelos professores de cada projeto todas as segundas, quartas e sextas, das 9 às 15 horas, até o dia 1 de fevereiro. Os trabalhos realizados nesse projeto tem como finalidade trabalhar a parte lúdica de seus participantes com gincanas, lazer, piscina, vídeos educativos, etc.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Altamira de Oliveira Campos, a Colônia de Férias foi montada para não deixar esses jovens na rua durante o dia. O principal objetivo desse trabalho é não abandonar nossas crianças e adolescentes de projetos e programas em sua fase de férias. Estamos dando todo o apoio que precisam, tanto na alimentação quanto na ocupação, disse.
Os Programas integrados a esse projeto de férias são: AABB Comunidade, Peti Renascer (em conjunto com o Projeto Banda Marcial Cristo Redentor), SOS Criança, Patrulha Florestinha, Agente Jovem e Pelotão Mirim.
Para os programas Colo de Mãe e Mãe Menina a secretaria de Assistência Social continuará entregando os Kits alimentares.
A coordenadora dos projetos, Cristina Martins Gonçalves, ressalta que os projetos só voltam a sua rotina normal em meados de fevereiro devido a programação de carnaval e o concurso público.
ProJovem
O Projeto Agente Jovem sofrerá uma mudança por parte do Governo Federal no inicio do mês de março deste ano.
O novo formato do programa que se chamará ProJovem vai permitir que jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.
O Governo Federal oferecerá, até 2010, 4,2 milhões de vagas para atender aos jovens que tenham entre 15 e 29 anos e que vivam em situação de vulnerabilidade social.
Além de assegurar um significativo aumento no número de jovens participantes, a unificação dos programas possibilitará a ampliação da faixa etária para até 29 anos.
Com o ProJovem haverá também a unificação do valor do auxílio financeiro em R$ 100,00, que será estendido também aos jovens do campo. Os currículos e a carga horária também serão unificados.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO