Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Campanha #TodosPorElas
        • Todos Por Elas
        • ConectaJus Mulher
        • Direito Simplificado
        • Medidas Protetivas On-Line
        • Monitor da Violência Contra a Mulher
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Capacitações e Eventos
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • PORTAL DE SERVIÇOS
    • DÍVIDA ZERO – REFIS 2025
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
    • GUIA DE INFORMAÇÃO ITBI
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
    • Ouvidoria-Geral
    • Ouvidoria SUS
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Citricultura
      • Agenda de Eventos
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • SouTLServidor
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
012345678
terça-feira, 01 outubro 2013 / Publicado em SMAS

Caminhada e concentração na Praça marcam Dia do Idoso

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, comemorou o Dia Internacional do Idoso, na manhã desta terça-feira, 1º de outubro.

Caminhada pela Avenida Antônio Trajano dos Santos, desde a Catedral Sagrado Coração de Jesus até a Praça Senador Ramez Tebet, deu início às ações alusivas ao Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, para que tenha melhores condições de  qualidade de vida.

Na caminhada, os participantes tiveram o apoio da Polícia Militar, por meio do Pelotão de Trânsito; Agentes Municipais de Trânsito; Corpo de Bombeiros; e Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma ambulância para atendimento de qualquer eventualidade.

Promovido pela Assistência Social, o evento culminou em concentração na Praça Senador Ramez Tebet e teve a participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Sindicato dos  trabalhadores da Educação (Sinted), Departamento de Cultura e uma equipe do Sest/Senat (Serviço Social e Serviço de Aprendizagem do Transporte), com uma tenda de aferição e prevenção à hipertensão arterial e diabetes.

Na Praça Senador Ramez Tebet, manifestações de alegria e descontração, por meio de danças e apresentações de violão, e a emoção de saudade, manifestada pela Rede de Combate ao Câncer, “Homenagem por aquelas que perdemos durante a luta”, constava no cartaz. Os nomes dessas mulheres, afixados em balões rosas, em torno de umas 20, eram inscritas na Rede Feminina e falecidas nos últimos cinco anos.

Juntamente com cartazes e faixas alusivas ao Dia do Idoso, maioria das mulheres portava um lenço na cabeça, distribuído pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, como símbolo da labuta de cada dia.

Na homenagem aos idosos, a presença da secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino; secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz;  secretária de Saúde, Eliane Brilhante; vereador Adão José Alves – Adão da Apae (PMDB); presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), Dora Zuque; representando a diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Valéria Silva;  presidente do Sinted, professora Maria Diogo; e a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, entre as demais assessoras e diretoras de Assistência Social.

 

DIREITOS DO IDOSO

Em seu pronunciamento, a secretária Lúcia Firmino ressaltou a importância do evento, “que nos faz lembrar e repensar sobre os direitos do idoso”, disse.

“Para nós, todos os dias são Dia do Idoso, mas este é especial para refletirmos e discutirmos os direitos destas pessoas, que nos dão valiosos exemplos de experiências de vida”, ressaltou.

“São gente que já criou filhos e até netos e nunca teve tempo reservado para si, para curtir a vida e cuidar da saúde. Esta é a hora de pintar e bordar, dançar, brincar, tocar violão e outras muitas atividades que nos fazem felizes. Isto é cuidar da qualidade de vida que todos devemos ter”, disse Lúcia Firmino, dirigindo-se aos idosos.

Na oportunidade, a secretária de Assistência Social agradeceu o apoio da prefeita Marcia Moura a todas as ações voltadas ao resgate da dignidade, melhoria da qualidade de vida do idoso e assistência e cuidados da saúde a que todos têm direito.

Lúcia Firmino também se referiu às oportunidades que são dadas aos idosos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “Graças a essa importante parceria, temos idosos dos nossos Grupos da Melhor Idade, fazendo Faculdade”, informou Lúcia Firmino, se referindo ao Programa “Universidade da Melhor Idade”.

 

TERCEIRA IDADE

Atualmente o município de Três Lagoas atende em média 350 idosos, nos 13 núcleos da Terceira Idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) juntamente com o Núcleo de Capacitação e Geração de Renda, que oferecem diversas ações como palestras socioeducativas, cursos de pintura em tecido, crochê, biscuit, tricô, patch aplique, pintura em tela, aulas de dança, música e violão, além de atividades de lazer como passeios, jogos de mesa e festas comemorativas.

 

OUTUBRO ROSA

Coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer também participou  da ação que abre as atividades do “Outubro Rosa”.

A denominação tem a ver com o mês de outubro, quando a Rede Feminina com apoio de vários parceiros, terá uma programação de ações voltadas às mulheres, entre elas, palestras preventivas do câncer de mama e câncer de colo de útero.

 

Assessoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
MAPA DO SITE
  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Campanha #TodosPorElas
        • Todos Por Elas
        • ConectaJus Mulher
        • Direito Simplificado
        • Medidas Protetivas On-Line
        • Monitor da Violência Contra a Mulher
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Capacitações e Eventos
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • PORTAL DE SERVIÇOS
    • DÍVIDA ZERO – REFIS 2025
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
    • GUIA DE INFORMAÇÃO ITBI
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
    • Ouvidoria-Geral
    • Ouvidoria SUS
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Citricultura
      • Agenda de Eventos
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • SouTLServidor
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD

SEDE DO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL - Avenida Antônio Trajano, nº 30 - centro - Três Lagoas MS | Contato: 67 98139-3237

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}