Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
quarta-feira, 18 abril 2018 / Publicado em SEMEC

CEI de Três Lagoas desenvolve projetos com alunos e convida outras duas Unidades para participarem de Formação Continuada

Visando criar uma aproximação com outras Unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) e desenvolver um trabalho diferenciado com os alunos do Maternal III ao Pré II, o Centro de Educação Infantil (CEI) “Maria Aparecida do Nascimento Castro” de Três Lagoas realizou na última terça-feira (17) mais uma Formação Continuada com a Escola Municipal “Irmã Scheilla” que acolhe crianças do Pré I ao 3º ano e o CEI “Clementina Carrato” com crianças de zero aos três anos.

Segundo a coordenadora, Janaína Alessandra Alves Ferreira, aproximadamente 60 profissionais das três Unidades se reuniram no CEI “Irmã Sheila” para tratar do assunto “Infância”. “Além de montarmos um painel de ideias, pedimos aos participantes para trazerem objetos que remetessem à sua infância para discutirmos sobre as crianças que fomos, os adultos que nos tornamos e as crianças que formaremos”, explicou.

""

Os encontros são realizados quinzenalmente em uma das Unidades cujo tema é escolhido para ser desenvolvido. Para Janaina, “as formações são essenciais para a carreira do professor que precisa buscar conhecimento e especialização para trabalhar com as crianças que estão cada dia mais evoluídas. Nossas crianças não são mais as crianças que um dia fomos; elas são tecnológicas, pesquisadoras e precisamos evoluir para levar a elas uma educação de qualidade”, informou.

PROJETOS

Além de formações continuadas, o CEI “Maria Aparecida do Nascimento Castro” desenvolve outros dois projetos envolvendo os 570 alunos, incluindo os da extensão do Distrito de Arapuá, de 3 a 5 anos: o Projeto Leitura e o Projeto de Arte: Fazendo Arte com Zé Miguel.

O primeiro, realizado há quatro anos pela Unidade, já é considerado uma tradição segundo a coordenadora que explicou, ainda, se tratar de um projeto de incentivo a leitura tanto das crianças quantos dos familiares que participam em conjunto ao fazer a atividade com os filhos em casa.

""“Os alunos levam um livro e o caderno de atividades para casa para trabalharem com os pais. A leitura é fundamental para estas crianças formarem uma visão de mundo; incentiva a imaginação, favorece o raciocínio e lhes dá a oportunidade de criarem vivências e experiências diferentes das que vivem. Fazendo isso em família os incentiva também a viverem esta experiência”, explicou.

Já o “Fazendo Arte com Zé Miguel” é um projeto cuja escola escolhe todos os anos um artista para trabalhar em todos os eixos da educação com as crianças. 

""

Este ano os profissionais da Unidade se reuniram e ao conversar com a equipe da Diretoria de Cultura da Cidade resolveram escolher o “Zé Miguel” para ser o personagem principal.

“Trabalhamos o artista em todas as disciplinas e com o Maternal III, por exemplo, ao trabalhar sobre os animais em sala de aula, levamos os alunos para a Lagoa para eles verem de perto o que conheceram nos livros e nas histórias que contamos”, concluiu.

 

Diretoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.