A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada do secretário de Saúde, Sérgio Jeremias, abriu oficialmente para a Imprensa os preparativos para a Conferência Municipal de Saúde, na manhã desta segunda-feira (9), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.
O objetivo é colocar a população a par da realização da Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 8 e 9 de julho, e a importância deste evento, de participação popular e democrática, aproximando ao máximo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), através da discussão de propostas e sugestões, como explicou a prefeita Márcia Moura.
O objetivo das pré-conferências e da conferência em si é dar direito à voz e às ideias de toda a população, para que possamos juntos construir as políticas públicas de Saúde para Três Lagoas, observou a prefeita.
Através do Decreto nº 049 de 25 de abril de 2011, a prefeita Márcia Moura fixou as datas da VI Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas e das pré-conferências preparatórias. No mesmo Decreto, fica estabelecido que o tema geral será o mesmo de todo o País: Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.
Já o Decreto nº 50, também de 25 de abril de 2011, cria e empossa a Comissão Organizadora da VI Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas. Essa comissão é presidida por Vilma Portella, representante do Conselho Municipal de Saúde. Ainda representando o mesmo Conselho, fazem parte da Comissão Organizadora as seguintes pessoas: Alex Sandro Ribeiro Cardoso, Edson Aparecido de Queiroz, Solange Rodrigues de Almeida Bernarchi, Francisca Neres Ferreira, Maria Aparecida de Oliveira, Sônia Aparecida de Camargo, Elenir Aparecida de Araújo Correa e Maria José Batista da Silva.
Além do secretário Sérgio Jeremias, como Coordenador Geral da VI Conferência Municipal de Saúde, estão fazendo parte da Comissão Organizadora os seguintes membros: Angélica Troncoso Botura Manteiga, Maria Angelina da Silva Zuque e Jessé Milanez dos Santos.
É a oportunidade de estarmos discutindo questões globais, não da defesa de interesses individuais ou de grupos, mas da população de modo geral, explicou Sérgio Jeremias.
Segundo o secretário de Saúde, na Conferência, devemos discutir questões práticas, de modo racional e técnico e sem emotividade, disse. O SUS, segundo entende Sérgio Jeremias, não é uma dádiva, um favor do Poder Público, é participação democrática de quem presta o serviço e do usuário, ressaltou.
Sérgio Jeremias propôs que as discussões, a partir das pré-conferências, levantem a importante e básica discussão: O que temos que fazer para não ficarmos doentes, ou melhor, o que o SUS pode e deve fazer para minimizar ao máximo a condição de doença?
CRONOGRAMA DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS
A primeira pré-conferência será realizada na Escola Municipal Professora Marlene Noronha, no Jardim Maristela, no dia 14 de maio, a partir das 13 horas. Para essa pré-conferência de discussão das questões de saúde pública, estão sendo convidados os moradores do Jardim Maristela, Vila Verde, Jardim Imperial, Vila Haro e bairros adjacentes.
No dia 21 de maio, serão realizadas pré-conferências, no mesmo horário, nas seguintes Escolas Municipais, com a participação dos moradores desses respectivos bairros: Escola Filinto Müller, Escola Edwardes Corrêa e Escola Ramez Tebet.
No dia 28 de maio, as pré-conferências serão realizadas em Arapuá, Jupiá e na Escola São Carlos.
E, por fim, no dia 4 de junho, serão realizadas pré-conferências na Vila Piloto, Escola Estadual João Ponce de Arruda (Santa Rita) e Escola Municipal Maria Eulália Vieira (Jardim Alvorada).
A VI Conferência Municipal de Saúde está agendada para os dias 8 e 9 de julho, em local e horários ainda a serem definidos.
Assessoria de Comunicação