Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
segunda-feira, 22 outubro 2012 / Publicado em SMAS

CREAS desenvolve trabalho de referência de atendimento ao idoso

Para melhor atender à população três-lagoense, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho oferece serviços descentralizados divididos por nível de proteção (Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade), segundo o que preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Dentro das ações de Proteção Social Especial está o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ele é responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas que ainda estejam com os vínculos familiares, mesmo tênues, e que se encontram em situação de risco pessoal e social. Os riscos, na maioria das vezes, são identificados por ocorrência de violência física, sexual, psicológica, exploração sexual, negligência, uso de drogas e trabalho infantil, entre outros.
Neste mês dedicado ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é importante ressaltar que “o desafio do profissional diante da questão do idoso, que vive momentos de exclusão social, é favorecer o diálogo entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade de todas as pessoas que sofrem as diversas formas de discriminação, além de potencializar o idoso a acreditar em si, como pessoa de direito e isso o levará a descobrir sua verdadeira identidade, assumindo-se como pessoa”, explicou a coordenadora do CREAS, Vera Lúcia Rodrigues Renó.

ATENDIMENTO
Com diversas ações voltadas a este público, de janeiro a setembro de 2012, a Equipe de Referência ao Atendimento do Idoso assistiu 110 idosos com direitos violados mediante negligência, abandono, violência física e psicológica.
A Equipe de Referência ao Atendimento do Idoso é formada por profissionais das áreas da Psicologia, Direito, Educação e Serviço Social, além de estagiárias que auxiliam no trabalho do grupo. Esta equipe também é responsável pela execução de outros serviços voltados a pessoas que tiveram seus direitos violados (moradores de rua, deficientes, idosos e LGBT).
Segundo Vera Renó, a maioria dos atendimentos voltados aos idosos é resultado de negligência e abandono por parte dos familiares. “Os atendimentos são feitos e os idosos são encaminhados ao Lar dos Velhos “Eurípides Barsanulpho”, que oferece 32 vagas e aos municípios de Selvíria, que é nosso ponto de apoio, e Castilho”, destacou.
A coordenadora ainda acrescentou que a maior parte dos casos chega ao CREAS por meio de denúncias, mas o local ainda recebe encaminhamento dos CRAS, agentes comunitários de Saúde, Disque 100 e procura espontânea. “Quando a caso é muito grave, a equipe do CREAS faz todo o atendimento e se não houver um retorno da família, o caso é encaminhado à Promotoria”, finalizou Vera.
Durante o mês de outubro, a equipe do CREAS também está realizando palestras no Centro de Cuidados Diurnos “Tia Nega”. Já foram abordados os temas autoestima e higiene pessoal, bucal e alimentação saudável.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.