A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), informa à população que será realizado no município o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (Nível 2). A capacitação é gratuita e representa uma oportunidade inédita para quem deseja atuar profissionalmente no setor náutico e no turismo local.
A iniciativa é realizada em parceria com a Marinha do Brasil, o SEBRAE e a Associação Integra Costa Leste, instituições que unem esforços para promover a qualificação profissional e fortalecer o desenvolvimento turístico e econômico da região.
O curso tem como objetivo preparar moradores para trabalhar de forma regular e profissional na condução e operação de embarcações. Diferente da habilitação de arrais amador, que permite apenas navegar com amigos e familiares sem fins comerciais, a formação de aquaviário habilita o participante a atuar profissionalmente em embarcações, podendo inclusive ser contratado por marinas, empresas de turismo e outros empreendimentos ligados ao setor náutico.
De acordo com a diretora de Turismo, Monica Ferreira Porto, a formação é estratégica para o crescimento do turismo em Três Lagoas.
“Esse curso é de extrema importância para o município. Muitas pessoas possuem Arrais, mas essa habilitação não permite cobrar por passeios ou trabalhar profissionalmente. Já o curso de aquaviários possibilita essa atuação. É uma oportunidade rara, pois não é fácil conseguir essa formação aqui”, explicou.
Monica também destacou que a qualificação pode abrir portas para novos projetos turísticos no município.
“Estamos pensando em implantar futuramente passeios de barco de forma comercial, oferecendo esse serviço em hotéis e agências de turismo. Hoje não temos profissionais com essa habilitação em Três Lagoas, então essa capacitação pode ajudar muito no desenvolvimento do turismo local”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
O curso terá duração de duas semanas e contará com atividades teóricas e práticas.
15 de março (domingo) – das 8h às 11h
Teste de ingresso na Piscina SEST/SENAT, localizada na Av. Ponta Porã, 2690 – Jardim Alvorada.
De 16 a 20 e de 23 a 27 de março
Aulas das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Auditório do SEBRAE, na Rua Zuleide Peres Tabox, 826 – Centro.
EXAME PARA INGRESSO
Para participar do curso, os candidatos deverão passar por um teste prático que inclui:
- Natação de 25 metros
- Flutuação por 10 minutos
É obrigatório apresentar atestado médico, comprovando que o candidato está apto para nadar e flutuar. No documento também devem constar altura e cor dos olhos.
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
Para se inscrever, é necessário:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado
- Ter no mínimo 18 anos
- Possuir escolaridade mínima do 6º ano do ensino fundamental
- Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais
INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 98139-3206.













0
1
2
3
4
5
6




