A Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Habitação, promove nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) um ciclo de palestras com o objetivo de conscientizar os moradores do conjunto habitacional Violetas sobre temas como violência, uso de drogas, consumo de álcool, vandalismo.
Esta primeira reunião pós ocupação atende 240 famílias, divididas em quatro turmas de 60 pessoas, que participam de encontros para receber informação, conscientização e sustentabilidade do bem recebido: Esperamos que esse trabalho desperte nas pessoas que a qualidade de vida é proveniente da conscientização e da aplicação dos conteúdos trabalhados nas palestras, acrescentou a diretora de Habitação, Cleonice Fontoura.
O Projeto Habitação em Ação tem a finalidade de acompanhar e fiscalizar as famílias após a entrega da moradia. Esse trabalho pós ocupação é desenvolvido para atender as necessidades locais a partir de denúncias anônimas, visitas e vistorias realizadas pelo Departamento de Habitação.
No período da tarde, a palestra realizada nesta quinta-feira (25) abordou o uso de drogas lícitas e ilícitas. Para esclarecer o tema, o 3º Sargento Jefferson, do 2º Batalhão de Polícia Militar, apresentou dados e estatísticas sobre o uso de drogas e álcool e ressaltou a conscientização das pessoas sobre o assunto: O álcool diminui os reflexos e a sensibilidade das pessoas, principalmente de quem dirige um automóvel, o que muitas vezes acarreta graves acidentes colocando a vida de outras pessoas em risco e isso depende da consciência de cada um de nós.
Os moradores assistiram a explicação do sargento Jefferson e concordaram com a importância de debater estes temas. Para a moradora do conjunto habitacional Violetas, Ângela Queiroz, as pessoas devem ter consciência quanto à ingestão de bebidas alcoólicas especialmente ao dirigir para que não ocorram tragédias. Já a moradora Ana Paula Marques Moreira acredita que o trabalho também possa ser desenvolvido com os jovens e adolescentes: Tenho pena de saber que adolescentes se drogam e abusam do álcool. A palestra é muito boa, seria ótimo que esses temas fossem abordados com os mais jovens.
Segundo Cleonice, a cada seis meses são enviados relatórios para a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria. Estas palestras são obrigatórias e a cada mês as reuniões discutem temas diferentes com profissionais da Polícia Militar, técnicos da saúde, vigilância sanitária, convivência e arborização: São feitas vistorias e a partir de problemas locais como acúmulo de lixo, por exemplo, e ou denúncias anônimas este problema servirá de tema para próximas palestras, enfatizou a diretora.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO