O Distrito de Garcias comemora aniversário nesta terça-feira (30). Para festejar a data, a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJUVEL) realiza um Dia de Lazer em Garcia, das 8h às 12h.
De acordo com o diretor de Esporte da SEJUVEL, Ricardo Roriz, para a comemoração estão sendo organizados torneio de truco, mesa de ping pong, mesa pebolim, voleibol, jogos de mesa, campeonato de bete e bate, piscina de bolinha e pula-pula.
Será uma comemoração com muito lazer e diversão, disse Roriz.
As atividades estarão abertas para toda a população.
O distrito
O Distrito de Garcias localiza-se em uma área próxima às nascentes dos ribeirões Piaba e Campo Triste, onde em 1885, Protázio Garcia Leal apossou-se da região do Piaba, e Antônio Ferreira Bueno fixou-se no ribeirão do Campo Triste.
Foi inicialmente chamada Serrinha, devido a uma serra ali existente, local onde iniciou a colonização de Três Lagoas. Mais tarde a área foi denominada Garcias, decorrente do nome das famílias dos primeiros habitantes.
A inserção da data 30 de junho como aniversário do Distrito de Garcias foi instituída no Calendário Oficial do Município por um Projeto de Lei do vereador Ângelo Guerreiro (PDT).
Os investimentos
Desde o início do primeiro mandato desta Administração Municipal foram investidos mais de R$ 1,5 milhão no distrito, com construção de pontes, vicinais e iluminação de vias. A maior obra foi a construção da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, que atualmente se iguala a qualidade das escolas da zona urbana, com o método de ensino apostilado Positivo, e nove salas de aulas atendendo 140 alunos.
Temos um dos melhores ensinos do país em nossas escolas públicas municipais. Isso para que nossas crianças, sejam elas de escola rural ou urbana, possam no vestibular concorrer de igual para igual com os estudantes de escola privada, destacou a prefeita Simone Tebet (PMDB).
A escola de Garcias conta com 20 profissionais, sendo 14 deles professores. Segundo informou a diretora Eulália Maria Silva, os alunos não ganharam somente em qualidade de ensino, mas também em melhorias na merenda escolar. Hoje, a merenda é direcionada por uma nutricionista, e são distribuídas as crianças três vezes ao dia, uma na entrada do horário escolar como café da manhã, um almoço às 11 horas e um lanche ao término da aula ao meio dia.
Temos que acreditar nas mudanças e na escola. Essa união é incontestável, afirmou a diretora.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO