
A escola da Rede Municipal de Ensino Joaquim Marques, localizada na Vila Alegre, recebeu nesta terça-feira (3) a equipe responsável pelo projeto de avaliação nutricional. Esta foi a última das 13 escolas da REME a receber a visita do projeto que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e coordenado pela nutricionista Vânia Mara Borges de Almeida.
O projeto teve início em 2005 e foi aplicado inicialmente em crianças da pré-escola. Segundo a nutricionista, este ano participam da programação as primeiras séries. Avaliamos peso, altura, hábitos alimentares e a renda dos pais de cada criança, explica Vânia. O projeto tem como objetivo diagnosticar desnutrição ou obesidade que são riscos nutricionais evidenciados pelo baixo peso ou pelo excesso de peso, respectivamente.
Etapas
Vânia explica ainda que a avaliação nutricional foi elaborada devido ao grande índice de desnutrição existente há alguns anos. Atualmente acontece o contrário, ou seja, grande parte das crianças tem apresentado excesso de peso, diz.
O projeto é dividido em quatro etapas. A primeira delas é realizada com as crianças, que são pesadas e medidas. A nutricionista esclarece que são levantados também dados sociais da família como o trabalho e a renda dos pais para que seja feito um diagnóstico completo.
Depois de apontadas as deficiências ou não de cada criança, todos os pais são chamados para assistirem uma palestra na escola. A nutricionista fornece explicações sobre os alimentos e seus nutrientes e também os orienta sobre os riscos da desnutrição e da obesidade.
Na terceira etapa os pais recebem por escrito as orientações específicas para cada diagnóstico. Se a criança tiver anemia, a família saberá quais as formas de tratamento para sanar esse problema, exemplifica Vânia.
A última fase do projeto é realizada novamente com as crianças. Em sala de aula elas participam de atividades lúdicas e educativas sobre a importância da alimentação saudável. As atividades são desenvolvidas pela coordenação pedagógica e contribuem para maior conscientização, ressalta a nutricionista.
Prevenção
A diretora da escola Joaquim Marques, Valma Abdala, acredita na eficácia do projeto. É importante acompanhar o desenvolvimento destas crianças que são, na maioria, carentes economicamente, explica. Valma reconhece também que o projeto ensina aos pais como devem ser os hábitos alimentares dentro de casa. É uma ação preventiva que vai colaborar com o crescimento saudável das crianças, concluiu Valma.
Assessoria de Comunicação