Foi realizada nesta terça-feira (23), na Capela São Pedro, Vila São João, a segunda reunião ampliada promovida pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho e o Conselho Municipal de Assistência Social. Desta vez foram reunidas mais de 80 famílias, atendidas pelo Cras São João (Centro de Referência de Assistência Social).
As reuniões ampliadas têm por objetivo preparar as famílias para participarem da Conferência Municipal de Assistência Social, em julho. Segundo a diretora de Cidadania, Sonia Lúcia, esta é a primeira vez que são realizadas reuniões prévias, sendo que as mesmas estão surtindo um efeito muito positivo e satisfatório. Os assuntos principais abordados nas reuniões são o funcionamento e abrangência dos CRAS, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Controle Social. A primeira reunião foi realizada no dia 18/06, abrangendo o território do CRAS Vila Piloto.
Ao dar início à reunião, a presidente do Conselho, Lorena Mariá Rodrigues Vieira, destacou para as famílias presentes a importância do encontro. Estas reuniões são de extrema importância para que no dia da Conferência possamos fazer valer a voz de vocês, já que todos estarão a par dos assuntos a serem discutidos, explicou Lorena.
Já a diretora de Cidadania disse que é obrigação da Assistência Social acompanhar as famílias. Vocês vão sair daqui com uma bagagem muito grande. Isso é cidadania, essa participação é muito importante para vocês, enfocou Sônia.
Durante a reunião, a equipe do CRAS São João e demais técnicas do Conselho e da Secretaria de Assistência Social esclareceram as famílias a abrangência dos atendimentos e as melhorias promovidas através das obras físicas e assistenciais do Município.
SUAS
Segundo a explanação dos assuntos, o SUAS é um sistema descentralizado e participativo, com ações organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades, tendo como foco a família. As ações da assistência social no SUAS são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial.
A proteção social básica previne situação de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A proteção social especial é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, decorrentes de abandono, privação, exploração, violência delinquência e dependência química pelo uso de substâncias psicoativas, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, dentre outros.
CRAS
Já o CRAS é um equipamento estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social. Tem como objetivo ser uma referência local de assistência social e concretizar os direitos socioassistenciais, ofertando e coordenando, em rede, as ações que previnem situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e dos vínculos comunitários e familiares.
A ênfase dos serviços socioassistenciais no CRAS é o atendimento às famílias em vulnerabilidade social. O Centro tem por finalidade assegurar as condições fundamentais mínimas para que esses sujeitos sociais desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social. Também tem por pressuposto que a situação de exclusão social seja a condição objetiva que aumente a probabilidade de ocorrência de violação dos direitos sociais.
O atendimento no CRAS se dá através de programas, projetos, benefícios, atendimentos individuais e intervenção psicossocial, visitas domiciliares, grupos, entre outros. O CRAS deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações necessariamente nele ofertados. As ações profissionais devem provocar impactos sociais em seus usuários.
Em 2008 e 2009, o CRAS São João desenvolveu cursos de corte e costura, confecção de bijuterias, bordados em chinelos, momento da beleza e Dia de Mudar o Mundo.
Bolsa Família
Durante o encontro também foi avisado aos presentes o prazo de atualização do cadastro no Bolsa Família. Os beneficiados devem comparecer ao CRAS de sua região ou na Secretaria de Assistência Social e fazer seu recadastramento para evitar o cancelamento ou bloqueio do benefício.
Próximas reuniões
A terceira e última reunião ampliada será no próximo dia 1º de julho, às 17 horas, na ADC São Luiz, abrangendo o território do CRAS Interlagos.
A Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no dia 31 de julho.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO