‘No último dia 05, a prefeita Simone Tebet (PMDB) recebeu em seu gabinete o poeta e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Guimarães Rocha, acompanhado do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas, major Wilson Monari. Em sua visita de cortesia, Rocha apresentou algumas ideias para a prefeita, no intuito de incentivar o conhecimento da história local, a literatura e a produção de poesias pela comunidade.
O poeta e membro da Academia exaltou o trabalho da prefeita a frente da administração do município, parabenizando sua competência, caráter e sensibilidade que fazem a diferença desta gestão. Sobre a área de cultura, Guimarães disse que é preciso cuidar do espiritual, para que as pessoas não se esqueçam dos verdadeiros valores da vida. E para isso é preciso o subsídio do poder público. Que você deixe seu legado Simone para os próximos políticos continuarem o seu projeto de alavancar o amor pela cultura, arte e literatura, disse Rocha.
O poeta acrescentou que o estado de Mato Grosso do Sul tem uma grande riqueza cultural e que todos os municípios precisam destacar os seus potenciais. Para isso, ele sugeriu à prefeita a criação de um concurso municipal de poesias, que contem a história da cidade, a realidade local, o amor pela terra natal. A ideia de Guimarães é baseada em experiências bem sucedidas em Campo Grande, onde reside.
Simone reiterou sua preocupação com o aspecto cultural: um povo sem passado é um povo sem presente. E tudo isso está relacionado com o incentivo à cultura, em suas mais variadas formas. Pois é preciso que as pessoas conheçam e tenham acesso a cultura para que passem a gostar de literatura, de teatro, de artes. E acrescentou: nós estamos com um projeto maravilhoso de uma nova biblioteca pública com padrões internacionais
um espaço voltado para saciar a sede de conhecimento.
A prefeita solicitou ao renomado membro da Academia que encaminhe ao seu gabinete cópia de projetos como o concurso de poesias para que possam ser adaptados a realidade de Três Lagoas.
No final da visita, Guimarães Rocha declamou uma poes