Com capacidade de produzir 200 mil toneladas de papeis anuais, a International Paper IP espera colocar em operação, no primeiro trimestre de 2009, a fábrica localizada em Três Lagoas.
Em entrevista coletiva, realizada no dia 27 de novembro, o presidente executivo Maximo Pacheco e todos os diretores da companhia atenderam jornalistas da imprensa nacional. O município de Três Lagoas, através da instalação da fábrica de papel, foi destaque em todo o país.
A fábrica de papel foi um investimento que contribuiu para a geração de empregos e renda, além de impulsionar a economia local com a vinda de empresas suporte e da expansão de outros setores como hoteleiro e alimentício.
Na contramão da crise econômica mundial, a IP realizou em 2008 investimentos, contratações e crescimento. A empresa ainda não fechou o balanço anual, mas o presidente executivo assegurou que os resultados estarão dentro das expectativas. E, para 2009, a previsão é que a produção de papel apresente um acréscimo de 140 milhões de toneladas, em relação a este ano, sendo que parte deste volume será resultado da produção em Três Lagoas.
Capacidade
Mesmo com o anúncio do fechamento de duas plantas nos Estados Unidos e uma na Europa, o trabalho para a inauguração da nova unidade no Brasil, continua acelerado.
De acordo com a IP, a subsidiária brasileira da empresa é responsável pelo faturamento de US$ 1 bilhão, dos US$ 27 bilhões do total da companhia. Apesar dos números serem considerados de pouca representatividade, a expectativa é de crescimento da participação.
Com a nova unidade, a empresa terá sua capacidade produtiva de papel acrescida em 200 mil toneladas anuais. Cerca de 140 mil em 2009.
Crescimento
A IP já definiu o Brasil como ponto estratégico de sua produção e considerou a vantagem competitiva e o mercado emergente que continua crescendo no consumo de papel.
A direção da companhia acredita que alguns fatores indiretos da crise econômica poderão beneficiar a IP, como a queda do preço da celulose e o fechamento de fábricas de papel menos eficientes.
Da produção da empresa, 50% do total serão destinados ao mercado externo, sendo que o principal foco é a América Latina.
Cenário Interno
A nova fábrica da IP em Três Lagoas, que produzirá o papel Chamex, encontra-se em fase de teste de produção da planta, com a contratação de novos profissionais e comissionamento de máquinas.
Desta forma, o município continua com uma realizada diferente do resto do país, com a oferta de empregos superior a quantidade de trabalhadores da região.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO