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segunda-feira, 21 março 2016 / Publicado em SMS

Ouvidoria de Três Lagoas acolhe manifestações da população sobre saúde

Quando se fala em saúde pública e Sistema Único de Saúde (SUS) há sempre uma expectativa da população: positiva ou negativa e é pensando nisso que existe a Ouvidoria da Saúde, local que funciona como elo entre população e a melhoria do atendimento e saúde.

De acordo com a Coordenadora de Ouvidoria de Três Lagoas, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz, o local atende a população para receber reclamações, sugestões, denuncias e elogios sobre o serviço público de saúde. “É com essa ferramenta que agimos sobre as reclamações e denuncias, e não entendemos como negativo se por ventura recebermos uma grande quantidade de denuncias, porque é dessa forma que podemos melhorar o serviço e mostra a confiança da população sobre a sua voz”, explica.

Darlene explica que ao chegar uma reclamação ou denuncia é realizado um registro no Sistema Ouvidor SUS (sistema do Ministério da Saúde). As manifestações acolhidas são encaminhadas aos gestores responsáveis pela área em questão. Depois disso, a Ouvidoria acompanha os próximos desdobramentos de cada demanda: recebimento de respostas dos gestores; análise das respostas recebidas; apresentação da resposta ao cidadão (manifestante); reencaminhamento de demanda ou encaminhamento de demanda para outro destino quando necessário; e por fim, conclusão de demanda.

“Acompanhamos a manifestação até que seja finalizada. Feito isso, identificamos a situação e reportamos ao denunciante que medida tomamos sobre a situação. Assim, a função da Ouvidoria do SUS é intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania e desta forma conseguimos promover a cidadania em saúde e produzir informações que subsidiam o gestor nas tomadas de decisão”, explicou.

O cidadão pode se manifestar de forma anônima, onde ele não precisa se identificar, ou de forma identificada. Quando o cidadão se identifica, assim que recebida, a resposta do gestor é realizada uma devolutiva ao cidadão. “O objetivo deste trabalho é melhorar o serviço e atendimento. Se confirmada, a apuração existe punição, advertência e pode inclusive resultar em processo disciplinar, administrativo e até demissão”, explicou.

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde de Três Lagoas/MS por meio dos seguintes tipos de atendimento: telefones (0800-647-1091 / 3929-1279); pessoalmente (av. Eloy Chaves, nº 867 – Centro); carta (podem ser depositadas nas urnas da Ouvidoria da Saúde que ficam na recepção da maior parte das Unidades de Saúde de Três Lagoas/MS ou endereçadas a Ouvidoria); e-mail (ouvidoria@treslagoas.ms.gov.br); e, formulário WEB (site portal da saúde do Ministério da Saúde).

VEJA AS MANIFESTAÇÕES DESTE ANO 

 

 

Manifestações registradas e acompanhadas pela Ouvidoria da Saúde de Três Lagoas/MS no período de 01/01/2016 a 17/03/2016.

Classificação

Nº de Atendimentos

Denúncia

06

Elogio

11

Reclamação

49

Solicitação

37

Informação

18

Sugestão

01

Total de Atendimentos

122

 

 

 

Tipo de atendimento utilizado pelo cidadão para registro de manifestações na Ouvidoria da Saúde de Três Lagoas/MS no período de 01/01/2016 a 17/03/2016.

Tipo de Atendimento

Nº de Atendimentos

Telefone

46

Pessoalmente

34

Carta (recolhidas das urnas que ficam nas Unidades de Saúde)

37

E-mail

01

Formulário WEB

04

Total de Atendimentos

122

Sarah Minini/ Assessoria de Comunicação

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