‘A prefeita Simone Tebet (PMDB) entregou na manhã desta quinta-feira (19) um aparelho desencarcerador ao Corpo de Bombeiros de Três Lagoas. O ato foi realizado em frente ao quartel Senador Ramez Tebet, sendo o aparelho entregue pela prefeita ao comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, major De Mello.
Adquirido através do convênio Funrebom, o aparelho desencarcerador, da marca Lukas, é o que há de mais moderno no mercado. Ele permite o corte da lataria de veículos, abertura de portas e ainda a expansão de ferragens e elevação de cargas de até 24 toneladas, inclusive dentro da água, contribuindo dessa forma para a retirada de vítimas de acidentes automobilísticos ou de desabamentos das ferragens, com menores riscos. O equipamento importado da Alemanha custa R$ 80 mil. No entanto, com a isenção de impostos obtida através da aquisição feita pelo Município, o preço do aparelho ficou em R$ 37.808,30.
O comandante major de Mello afirmou que o desencarcerador será de grande importância para o atendimento do Corpo de Bombeiros. Ao agradecer a prefeita pelo seu empenho na aquisição, Mello também disse que agora a população está mais bem guarnecida. Mesmo que o seu uso aconteça de 10 a 15 vezes a cada 100 atendimentos, ainda assim não há possibilidade de ficar sem esse tipo de equipamento, pois quando menos se espera podemos precisar dele, completou Mello.
A prefeita Simone também evidenciou o uso do equipamento no salvamento de pessoas. O custo pode ser pequeno, mas o seu valor social não tem preço, disse. Simone afirmou que não imaginava um dia ter esse tipo de equipamento em Três Lagoas, já que o conhecia apenas através de filmes. Se salvar uma vida em 50 anos, com certeza este aparelho já vai ter cumprido seu papel, destacou Simone, enfatizando o trabalho de salvamento dos bombeiros.
O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Milan, que também acompanhou a entrega reforçou as palavras da prefeita: ”Pode parecer um preço alto, mas é muito barato pelas vidas que ajudará a salvar”.
Os bombeiros, na ocasião, realizaram uma simulação de acidente de trânsito, envolvendo uma batida de carro frontal a uma árvore, com vítima presa às ferragens, para demonstrar o desempenho do desencarcerador.
Presentes ao ato de entrega também estiveram outras autoridades civis e militares, dentre elas o comandante da 2ª Cia de Polícia Militar Rodoviária, capitão PM Élcio
o comandante da 2ª Cia de Infantaria, major Cláudio Bolças e o sub-comandante da Polícia Militar, major Monari