Dizer não às drogas e à violência é o lema que o proerd vem discutindo e esclarecendo para crianças e adolescentes do município.
Anualmente cerca de 1800 crianças participam do programa que desenvolve através de cartilha trabalhos com informações referentes ao uso de drogas e a violência.
Segundo o sargento PM Jefferson Barbosa, o trabalho é realizado para que as crianças façam parte de uma sociedade livre de violência. Preparamos as crianças para evitar situações com drogas, tornando a sociedade mais tranqüila, esclareceu.
O sargento Jefferson, há sete anos no programa, acredita nas mudanças que o Proerd proporciona. Dizer não para as drogas e para a violência por que um gera o outro.
Para o sargento, o usuário está em evidência quando o assunto está relacionado a violência, por estar em desequilíbrio em razão das drogas.
Raquel Ochiuto, professora da Escola Senador Filinto Muller, confirma os benefícios do programa. Há mudança no comportamento dos alunos. Eles gostam e ficam ansiosos para chegar o dia que tem o Proerd, destacou.
A professora ressaltou que a presença do policial na escola motiva os alunos e desperta a curiosidade dos que ainda não estão no programa.
O aluno Mateus Felipe Queiroz de Aguiar, de 9 anos, participa pela primeira vez do Proerd. As aulas são legais e incentivam a não usar vários tipos de drogas que podem nos causar doenças, falou.
Mateus gosta de falar em casa tudo o que aprendeu. Comento com meus pais e eles acham legal por que pode ajudar na minha educação.
Para o sargento Jefferson o Proerd tem uma grande mensagem. Diga não às drogas e diga sim ao respeito. Respeitando o próximo você estará oferecendo segurança à comunidade, finalizou o sargento.
Programa
O Proerd é um programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos da 5º ano, que se encontram na faixa etária de 09 a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
Em Três Lagoas o programa é coordenado pelo Capitão PM Edílson e conta com a participação dos Sargentos Jefferson e Renato, Cabo Dolviro e Soldado André Luiz.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO