Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Capacitações e Eventos
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • PORTAL DE SERVIÇOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
012345
quinta-feira, 04 julho 2013 / Publicado em SMS

Saúde de Três Lagoas comemora os cinco anos de Samu

Há cinco anos, mais precisamente, desde o dia 29 de junho de 2008, quando era prefeita a hoje vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, a população de Três Lagoas possui um atendimento padrão especializado de socorro imediato a todas as pessoas, nas mais variadas situações de emergência e urgência.

Estamos nos referindo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), constituído por uma equipe multiprofissional, que há cinco anos, dia e noite, vem trabalhando em prol da população de Três Lagoas, com um único e concentrado objetivo: salvar vidas.

Esse atendimento, até essa data, era concentrado e quase apenas restrito ao Corpo de Bombeiros, que servia à população nas mais variadas ocorrências, principalmente, no imediato e ágil socorro às vítimas de trânsito, por meio de uma valorosa e dedicada equipe da Unidade Móvel de Resgate (UR).

“A equipe de socorro do nosso valioso e heroico Corpo de Bombeiros, apesar das inúmeras dificuldades estruturais que já foram solucionadas, como falta de viaturas apropriadas, problemas de manutenção, sempre teve como prioridade o atendimento à nossa população”, lembrou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

“Apesar das dificuldades, as vítimas, notadamente, as de acidentes de trânsito, sempre foram prontamente atendidas pelos Bombeiros”, completou.

Nos dias de hoje, o Corpo de Bombeiros, quando se faz necessário, continua sendo importante parceiro do Samu e, em variadas situações de socorro às vítimas, é imprescindível essa parceria.

“São serviços diferentes de socorro, em situações de emergência e urgência, mas que se completam e se ajudam mutuamente, quando se faz necessário”, explicou Eliane Brilhante.

Nos últimos cinco anos, “a presença e o trabalho do Samu fizeram muita diferença para a rapidez e qualidade do atendimento à população de Três Lagoas. Digo isso pela quantidade de pessoas que não tinham chance de sobreviver e foram salvas a tempo pelos profissionais do Samu”, comentou o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Marlúcio Moura.

 

EQUIPE

A eficiência e os serviços do Samu não se limitam apenas às caracterizadas ambulâncias que percorrem nossas ruas e avenidas para atendimento à população, quando solicitado pelo telefone de emergência 192, mas é resultado de uma equipe multiprofissional, devidamente preparada e que passa por constantes e periódicos cursos de capacitação.

Essa equipe, que trabalha em regime de plantão de 12 horas e envolve ações específicas a cada função, é formada por 18 médicos, 12 condutores socorristas, 6 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 7 rádio operadores para contato com a equipe e 8 técnicos de regulação, que atendem às ligações telefônicas. São eles que anotam endereço, nome das pessoas, telefone e demais informações básicas para mobilização da equipe e procedimentos iniciais e, se for necessário, entra também em ação o médico regulador, já por telefone.

Em situações específicas, cabe ao médico regulador as orientações básicas e iniciais, tanto às vítimas ou pessoal no local da ocorrência, como também  à equipe, enquanto se desloca na ambulância para o atendimento.

São dois tipos de ambulância, cada uma equipada com pessoal e equipamentos condizentes com a gravidade da ocorrência a ser atendida.  Para tanto, a equipe do Samu possui a ambulância de Unidade de Saúde Avançada (USA) e a de Unidade de Saúde Básica (USB) para atendimento aos mais variados tipos de acidentes com vítimas.

Por plantão, o Samu conta com dois médicos, três condutores socorristas, dois técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, dois rádio operadores e dois técnicos de regulação.

 

POPULAÇÃO

A grande maioria da população de Três Lagoas reconhece a seriedade, dedicação e o pronto atendimento dos serviços prestados pela equipe do Samu.

Por falta de conhecimento da dinâmica de funcionamento do Samu e das situações em que esse serviço deve ser solicitado, há os que reclamam, chegando a dizer que “existe má vontade e falta de interesse”.

As ambulâncias do Samu não são carro de transporte e remoção de pacientes, mas de atendimento e remoção de pessoas “em situações de urgência e emergência para salvar vidas”, ressaltou Marlúcio Moura.

“Sempre fui atendida quando pedi”, contou Maria Aparecida Pereira, do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Ela relatou a experiência que passou, quando cuidava de sua falecida mãe. “Ela faleceu aos 94 anos de idade e vivia acamada. Quando precisei, a equipe do Samu sempre nos atendeu. Quando não podiam, porque estavam atendendo a outras ocorrências, o pessoal nos orientava a chamar a ambulância dos Bombeiros”, disse.

“Com a vinda do Samu para Três Lagoas, melhorou muito o socorro à população. Sempre que precisei fui bem atendido”, disse um motorista de taxi, que preferiu não se identificar. “Mas sei de pessoas que reclamam que o Samu só atende acidentes de trânsito”, completou.

Por sua vez, o também taxista, Manoel Teixeira Neto, falou da experiência que teve, ao presenciar um acidente de trânsito com vítima. “Chamei logo o Samu para socorrer o motociclista, caído no asfalto”, contou. “Achei muito bom o jeito deles falarem comigo, pedindo informações de como estava a vítima. Enquanto falava ao celular, logo chegou a ambulância do Samu, em menos de cinco minutos”, lembrou o taxista.

“No que se refere a acidentes de trânsito, o Samu tem sido eficiente e merece todos os elogios e agradecimentos da população de Três Lagoas. O pessoal é eficiente e rápido. Estão de parabéns”, disse o radialista Eulálio  Silva.

Ele também contou que, por várias vezes sua família precisou da equipe do Samu para socorrer sua irmã, falecida aos 45 anos de idade. “Ela estava desfalecida e a gente, naquele desespero, não sabia o que fazer. O pessoal foi muito atencioso, nos tranquilizou e orientou naquilo poderíamos fazer naquele momento”, lembrou Eulálio.

“Infelizmente, por falta de mais orientações, parte da população reclama que o Samu só atende a acidentes de trânsito e não é isso”, disse o radialista.

 

QUANDO CHAMAR O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) tem como finalidade prestar o socorro imediato à população em casos de emergência. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, através do telefone 192. Seguem abaixo as situações em que o SAMU deve ser chamado:

  • Na ocorrência de problemas cárdio-respiratórios.
  • Em casos de Intoxicação exógena.
  • Em caso de queimaduras graves.
  • Na ocorrência de maus tratos.
  • Trabalho de parto em que a mãe ou o feto estejam em risco de morte.
  • Situações de surto psiquiátrico/pessoas com sofrimento ou transtorno mental.
  • Em crises hipertensivas.
  • Quando houver acidentes/trauma com vítimas.
  • Em casos de afogamentos.
  • Em casos de choque elétrico.
  • Em acidentes com produtos perigosos.

 

 

Assessoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
GUIA DE PÁGINAS
  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Capacitações e Eventos
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • PORTAL DE SERVIÇOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD

SEDE DO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL - Avenida Antônio Trajano, nº 30 - centro - Três Lagoas MS | Contato: 67 98139-3237

TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}