A Secretaria de Saúde divulgou no início da semana um relatório referente aos resultados obtidos através dos trabalhos da Operação Cidade Limpa. O relatório traz em seu conteúdo dados minuciosos sobre a prática das ações. Até o momento, mais de 11 mil residências foram visitadas pelas equipes de trabalho.
As atividades foram divididas em duas etapas, sendo que a 1ª corresponde ao período de 14 à 20 de abril, e a 2ª etapa é referente aos dias 28 abril à 04 de maio.
Ações
O ponta pé inicial dos trabalhos foi marcado pela conscientização da população. Panfletos e folders informativos foram distribuídos de porta em porta com o objetivo de chamar a atenção da população e conscientizar os moradores da importância de se aderir à campanha. Ao todo foram entregues mais 35.046 panfletos informativos.
Além da distribuição de informativos sobre a campanha, também foram entregues à população sacos plásticos. Os sacos são utilizados para reunir o material de descarte e facilitar o manejo do lixo por parte do morador e das equipes de limpeza. Ao todo, 15.640 sacos plásticos foram distribuídos.
Para desenvolver os trabalhos de distribuição de panfletos e prestar informações referentes à Operação Cidade Limpa, foram montadas equipes que ficaram responsáveis por nortear as ações. Até o momento, 123 pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos.
Fechando o círculo de materiais que compõe a Operação Cidade Limpa estão as caçambas basculantes. As mesmas foram colocadas em pontos estratégicos dos bairros, à disposição da população para a coleta de lixo, com um total de 38 caçambas coletoras.
Participação
As recolhas de entulhos, lixos e materiais inservíveis tiveram a aceitação de 91,5% da população, sendo que a população atingida pela campanha soma 11.682 pessoas.
Durante a realização dos trabalhos, algumas ações das equipes não puderam ser executadas. Algumas residências não puderam ser vistas porque encontravam-se fechadas. Esse número chegou a 1.1195 residências.
De acordo com Elenir Neves, secretária de Saúde, a comunidade está mais consciente de sua responsabilidade e, segundo ela, a colaboração da população é essencial para o êxito da operação.
Traçando um paralelo entre a Administração Municipal e a população, Elenir fez uma ligação entre o trabalho de limpeza e coleta de lixo com a diminuição de casos de dengue e leishmaniose.
Nesta edição da Operação Cidade Limpa, as pessoas já estão conscientes de que a contribuição de cada um pode ajudar a salvar vidas, pois vemos a diminuição dos casos de dengue e leishmaniose. Além disso, todos podem manter seus quintais limpos sem custo de disk entulho e assim contribuir com a saúde pública, afirmou a secretária.
Números detalhados
Confira detalhadamente os números correspondentes ao relatório da Operação Cidade Limpa.
A 1ª etapa da campanha, de 14 à 20 de abril, obteve os seguintes resultados:
Quantidade de visitas realizadas:
Setor de endemias – 4.300
Setor de endemias em saúde – 1.921
Total – 6.221
Folders Distribuídos:
Dengue – 6.221
Leishmaniose – 6.221
Folders de Divulgação Operação Cidade Limpa- 6.221
Total – 18.663
População Atingida:
Total – 6.221
Número de caçambas:
Total 21
Quantidade de material recolhido por caçambas:
Total 90%
Número de sacos plásticos entregues:
Total: 8.842
Número de pessoas envolvidas:
Educação em saúde 07
Endemias 42
A.C.S. 15
Total 64 pessoas
Número de fachadas:
Total: 664 casas
Já os resultados referentes à 2ª etapa da Operação cidade limpa, de 28 de abril à 04 de maio, trazem os seguintes números:
Quantidade de visitas realizadas:
Setor de endemias – 4.662
Setor de endemias em saúde 799
Total – 5.461
Folders distribuídos:
Dengue 5.461
Leishmaniose 5.461
Folders de divulgação Operação Cidade Limpa 5.461
Total 16.383
População atingida:
Total 5.462
Número de caçambas:
Total 17
Quantidade de material recolhido por caçambas:
Total 93%
Número de sacos plásticos entregues:
Total 6.798
Número de Pessoas envolvidas:
Educação em saúde 07
Endemias 38
A.C.S. 14
Total 59
Ações
As ações de limpeza, feitas em parceria entre Administração Municipal e a população, foram iniciadas no dia 14 de abril, tendo previsão para durar 60 dias, a contar do início das atividades.
Dentre os trabalhos realizados pela da Operação Cidade Limpa estão incluídos a limpeza de terrenos, roçadas e patrolamentos.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO