‘Nesta segunda-feira (30), o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, falou da importância do Projeto Ecotroca para o destino correto de materiais inservíveis através dos pontos de coleta e troca: os olhos não vêem os metais pesados que esses produtos contém, exigindo de todos um destino correto desses materiais. É preciso que a sociedade se junte ao poder público, senão o projeto não terá eficácia. Somos um dos poucos municípios do país que tem iniciativas voltados ao meio ambiente, fruto de parcerias com o Ministério Público, Executivo e sociedade civil, ressaltou Canela.
Durante a inauguração do aterro sanitário, considerada a maior obra ambiental do estado de Mato Grosso do Sul com licença ambiental, a prefeita Simone Tebet (PMDB) aproveitou para destacar que Três Lagoas é uma das poucas cidades que possui uma Secretaria de Meio Ambiente autônoma, e que cuidar do meio ambiente é dar qualidade de vida à população: em nossa cidade o lixeiro passa todos os dias fazendo a coleta. E em 2010 temos um projeto para a coleta seletiva, para fazer do nosso lixo renda para as famílias, comentou a prefeita.
Coletas
Desde o início do projeto Ecotroca, foram realizadas coletas nos meses de junho, julho, agosto, setembro e novembro contabilizando a recolha de 966 unidades de lâmpadas (1,20m)
415 unidades de lâmpadas (0,60m)