Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
segunda-feira, 10 julho 2017 / Publicado em Trânsito

SEINTRA orienta pais e responsáveis a redobrarem atenção com crianças durante as férias escolares

Boa parte dos alunos da Rede Municipal de Educação (REME) de Três Lagoas está em sua primeira semana de férias, por isso a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio da Diretoria de Trânsito, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), elaboraram algumas dicas aos pais e motoristas para garantir a segurança e boas lembranças dos dias de lazer.

De acordo com coordenadora de Educação do Trânsito da SEINTRA, Carolina Cruz Feliciano, esse período é quando se registra um aumento no número acidentes envolvendo crianças. “É importante que os pais sempre orientem seus filhos a brincarem em locais seguros e que os motoristas, principalmente ao trafegarem pelos bairros, redobrem sua atenção, já que uma criança pode entrar de repente no caminho”, explica.

Conforme dados levantados pela OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) “Criança Segura Brasil”, com base em dados fornecidos pelo Ministério da Saúde por meio do Datasus, acidentes de trânsito é uma das principais causas de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 2 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 14 mil são hospitalizadas devido a isso no país.

Segundo Creuza Ramos, diretora de Trânsito, “todos devem colaborar para um trânsito mais seguro, os pais, o estado, motoristas, ciclistas e até mesmo os pedestres. Além disso, a conscientização das crianças é muito importante, pois alguns limites simples podem evitar atropelamentos”, ressalta.

Especialistas afirmam que uma criança precisa de 4 segundos para distinguir entre um objeto parado e em movimento. Além disso, elas não têm o mesmo campo de visão dos adultos, não têm a noção exata de distância e velocidade. Possuem, ainda, uma menor concentração para os estímulos do ambiente, por isso, precisam ser orientadas por seus responsáveis.

Carolina ressalta ainda que os pais orientem seus filhos a brincarem em praças e outros locais mais apropriados, como a Lagoa Maior. “Sabemos que nem todos os bairros possuem uma infraestrutura como essa, porém, quando tiver é ideal que as crianças, com a supervisão de um adulto, utilizem esses locais. Caso a rua seja a única opção, que essa seja constantemente observada por um responsável e que esse deixe claro o risco e quais cuidados as crianças devem ter”, orienta.

CUIDADOS

RUA: A rua não é lugar de brincadeiras, existem outros locais mais seguros para jogar futebol, empinar pipa e andar de bicicleta. Ensine seu filho que existem lugares mais apropriados para brincar em segurança, como o quintal de casa, os parques, praças e as quadras esportivas, por exemplo.

CALÇADA: Caminhar com as crianças sempre do lado de dentro da calçada: o adulto deverá caminhar pela calçada paralelamente à pista de rolamento e a criança do lado de dentro, protegida.

BICICLETA: Não acostume seu filho a andar de bicicleta nas ruas. Leve-o em um parque ou praça onde possa observá-lo e garantir a segurança. As manobras feitas com o skate, por exemplo, devem ser realizadas em praças ou locais apropriados para tal prática.

APARELHOS: Os pais devem negociar com seus filhos a questão do uso de videogames portáteis, tablets e fones de ouvido, pois podem distrair as crianças comprometendo a segurança nas ruas.

Pais ou responsáveis não devem deixar as crianças brincarem sozinhas na rua, em locais movimentados, passeios, estacionamentos de carros e entradas de garagens. Elas distraem-se facilmente e não têm noção do perigo.

CUIDADO COM CEROL

Férias do meio do ano e meses com ventos, ambiente ideal para empinar pipa ou papagaios/ pandorga, como alguns conhecem, tanto que a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL), apoiou a realização do “Festival de Pipas”, organizado pela Comunidade Luterana de Três Lagoas, no último domingo (09).

No entanto, algumas pessoas insistem em utilizar o “cerol”, que é um composto de vidro triturado (ou limalha de ferro) e cola que é aderida em linhas para que essa se torne afiada e permita “cortar” e derrubar outras pipas em uma competição nada saudável.

“Como a linha é muito fina e extremamente cortante, pedestres e principalmente motociclistas se ferem ao passar por ela. Muitas pessoas já morreram e outras tiverem ferimentos graves devido a isso”, ressalta Creuza.

Além disso, confeccionar e utilizar “cerol” são crimes e podem se enquadrados em dano, se houver destruição a um imóvel ou móvel, como estragar a cerca elétrica. No caso de uma pessoa ficar ferida, quem for o responsável pela linha responderá por lesão corporal e até por homicídio, no caso de morte, como já houve registros em Três Lagoas e Mato Grosso do Sul.

Diretoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.