
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Semads) participou na manhã desta quarta-feira (22), da II Semana da Água em Três Lagoas, realizada pela UFMS/campus Três Lagoas, GEA Vida Verde, CPT (Comissão Pastoral da Terra), Fundação Kolping de Três Lagoas, Econg, AEP, Programa Olhos NÁgua e AABB Comunidade. O evento se deu no Núcleo Tecnológico de Educação (NTE), em alusão ao Dia Mundial das Águas, que passou a ser comemorado todo dia 23 de março, a partir do ano de 1993, quando da Assembléia Geral das Nações Unidas. O evento cumpre também uma das recomendações da Agenda 21, que nessa data seja realizada a conscientização pública relacionada à conservação e desenvolvimento da água.
Na ocasião, o secretário Cristovam Canela discursou sobre o uso sustentável da água, pedindo a cada criança que seja multiplicadora da idéia de cuidar e preservar os recursos hídricos. Participou, também, a engenheira ambiental Fernanda de Sá Rocha.
Fizeram parte das atividades, a exibição de vídeos, peças teatrais, danças e leituras incluindo a Declaração Universal dos Direitos da Água (ONU, março de 1998).
Ameaça
De acordo com o secretário, a água é um dos recursos ameaçados mais preciosos da Terra e que enquanto a humanidade usar e abusar como se ela fosse inesgotável, o colapso no seu fornecimento vai ser uma ameaça concreta. Cerca de 70% da superfície de nosso planeta está coberto por água e desse volume, mais de 97% estão compondo os mares e oceanos e menos de 3% nas águas doces, incluindo aí as águas subterrâneas, as águas das geleiras e as águas superficiais, das lagoas e rios, para as quais sobram apenas 0,6% do total, ressaltou o Secretário.
Segundo Canela, existe a previsão que num futuro próximo, países estarão brigando pelo controle dos rios e das águas e que a água pode se tornar fonte de guerras como hoje acontece com o petróleo.
Para explicar o quanto o ser humano depende da água, o secretário relata que o ser humano pode ficar até 35 dias sem comer, mas morre em cinco dias se não beber água. E ela está em toda parte, dentro e fora de nós, presente em nossas atividades rotineiras do dia-a-dia de modo tão inseparável, que às vezes passa despercebida a não ser quando falta! Daí a importância das comemorações e da consciência preservacionista que devemos cultivar, conclui.
Assessoria de Comunicação