A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) encerrou nessa quarta-feira (2) o curso Os desafios da supervisão escolar. A capacitação foi aberta a todos os diretores, coordenadores, supervisores e professores da Rede Municipal de Ensino (REME), da rede estadual e das escolas particulares de Três Lagoas, e totalizou 175 cursistas, com duração de 120 horas/aulas.
Ministrado pela doutora em educação Lucrecia Stringuetta de Mello, a capacitação é uma parceria entre a Rede Municipal de Ensino (REME) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O projeto faz parte do Proext (Programa de Extensão Universitária), desenvolvido em Três Lagoas há quatro anos, que visa a formação continuada de professores para gestão escolar e pedagógica.
A cada ano é apresentada uma proposta de trabalho com temas diferenciados e palestrantes de renome na área, tudo voltado à interdisciplinaridade e a gestão escolar, explicou a coordenadora da SEMEC, Maria Helena Ferreira.
Para a coordenadora pedagógica da escola municipal Gentil Rodrigues Montalvão, Célia de Souza Queiroz, que trabalha há 18 anos na área, o curso contribui na prática com uma valia muito grande na reflexão e no despertar da leitura. Participo desde o primeiro curso há quatro anos, pois temos que nos capacitar. Aqui abordamos temas importantíssimos da gestão escolar, alguns até polêmicos como, por exemplo, a avaliação. Se houver continuação serei aluna frequente, pois vale a pena, o educador tem que estar na constante busca da informação, contou Célia.
A doutora Lucrecia esclareceu que a intenção da Universidade é voltar os treinamentos para as escolas públicas, pois é esta a função social proposta, sempre voltada às causas sociais de formação cultural e acadêmica.
A escola só tem uma função que é educar, e no projeto visamos essa finalidade: auxiliar nesse desafio, nessa responsabilidade que envolve conhecimento e competência, finalizou a doutora Lucrecia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO