‘Artistas Plásticos de Três Lagoas e região terão até o dia 6 de agosto para se inscreverem no Projeto Espelho das Artes.
O projeto, que contempla as mais diversas correntes das artes plásticas, propicia a difusão da cultura erudita entre as diferentes camadas da população.
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e as prefeituras dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul pretendem criar nove pólos regionais, sendo um deles em Três Lagoas, que unirá as cidades de Paranaíba, Chapadão do Sul, Cassilândia, Inocência, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Selvíria, Água Clara e Santa Rita do Pardo.
O objetivo do Espelho das Artes é valorizar os artistas plásticos em suas diversas expressões.
Além da pintura, os artistas podem participar com desenhos, gravuras, esculturas, objetos, colagem e instalação. As produções contemporâneas também serão contempladas através da arte-digital, vídeo-arte, web-arte, body-arte, perfomace e linguagem periférica, como grafitagem, fotografia artítica, infogravura e outras.
Célia Mancini Falco, artista plástica e colaboradora do projeto, espera que Três Lagoas mostre seus artistas. Temos artistas magníficos.
De acordo com a artista, o que faltava era apoio. Três Lagoas tem tudo. Nós só precisávamos deste impulso do Governo e da Prefeitura.
Para Célia, o município será bem representado. Faltava um empurrãozinho para as artes plásticas e agora está indo. E Três Lagoas vai ficar muito bem, será um paraíso para as artes.
Vickie Vituri Garcia, diretora de Cultura, lembrou que o projeto divulgará a produção artística da região. Através deste evento será feita uma varredura dos artistas. Assim conheceremos o que está sendo produzido, explicou.
A diretora enfocou que as exposições serão itinerantes. Vamos conhecer e difundir a arte do Estado em todos os pólos.
O tema é livre e as inscrições são gratuitas. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Educação e Cultura, no prédio da antiga Prefeitura.
Seleção
Cada pólo fará uma seleção para uma exposição que será realizada em Campo Grande. Os selecionados para esta exposição final receberão o prêmio de R$1.000,00.
A diretora de Cultura Vickie Vituri Garcia informou que serão realizadas exposições em cada pólo regional, passando por um processo seletivo. Em Três Lagoas, a seleção acontecerá em duas etapas. A primeira no dia 7 de agosto, sendo escolhidos cinco artistas de cada cidade integrante do pólo. E, no dia 21 de agosto, na abertura da exposição das obras inicialmente escolhidas.
Regulamento
A Comissão de Seleção decidirá a quantidade de participantes entre os inscritos individualmente ou representando coletivo de criação, a serem distribuídos entre os espaços oferecidos.
As fotos dos trabalhos deverão ter o formato entre 13 cm X 18 cm ou 15 cm x 21 cm, quando impresso em papel, e o verso de cada foto deverá conter as seguintes informações: nome do autor
título da obra (se houver)