Com o plenário lotado de gestores municipais, teve início na manhã desta terça-feira (18) a XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A solenidade de abertura contou com a presença dos presidentes das entidades estaduais filiadas à Confederação Nacional de Municípios (CNM), deputados e os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e das Cidades, Márcio Fortes. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, liderou a cerimônia.
A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), participa do evento, que segue com programação até a quinta-feira (20).
Durante a abertura, cinco presidentes de associações estaduais, representantes das cinco regiões do País, discursaram para os gestores. Cada um deles expôs as necessidades dos Municípios e a diversidade desses entes.
Coube aos presidentes a apresentação de cada uma das chamadas pautas prioritárias da XIII Marcha. Eles defenderam mais uma vez o Pacto Federativo, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 que financia a saúde pública , a aprovação do projeto que prevê a distribuição dos Royalties de petróleo e o Apoio Financeiro aos Municípios.
Governo Federal
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, iniciou o discurso discorrendo uma homenagem ao trabalho da CNM na história do movimento municipalista. De acordo com Padilha, a entidade comandada por Ziulkoski é responsável por reunir todos os anos as necessidades dos Municípios e os responsáveis pelo entes. A Marcha expressa a grande diversidade dos Municípios brasileiros, considera.
O ministro agradeceu a parceria dos gestores municipais ao longo dos oito anos do atual governo. Sabemos que muito já foi feito, mas reconhecemos que ainda há muito a se fazer. Os avanços aconteceram porque os prefeitos perderam o medo de vir a Brasília e lutar por melhorias, completa.
A cerimônia foi encerrada pelo presidente Paulo Ziulkoski que segue com a programação do evento.
Propostas
No final da manhã, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentou aos prefeitos duas sugestões da entidade em busca de melhorias aos Municípios. As duas referem-se, respectivamente, à extinção das emendas parlamentares individuais e a segunda à extinção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Democraticamente, eles aprovaram as propostas por unanimidade.
Fonte: CNM
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/12359-xiii-marcha-a-brasilia-realiza-primeiro-dia-de-debates.jpg