a cidade

O município de Três Lagoas está localizado na região leste de Mato Grosso do Sul, região essa conhecida como Costa Leste. A cidade foi fundada em 15 de junho de 1915 e é considerada o terceiro município mais populoso do Estado com uma população de aproximadamente 117 mil habitantes segundo estimativa populacional anual do IBGE feita e2017.

A Cidade está próxima dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Selvíria, Aparecida do Taboado e também do interior paulista como Castilho, Ilha Solteira, Andradina e distante 339 quilômetros da Capital Campo Grande.

Popularmente conhecida como “Cidade das Águas”, Três Lagoas é reconhecida internacionalmente como a “Capital Mundial da Celulose” devido ao crescimento do setor nos últimos anos, além da transição da agropecuária para a industrialização e o aumento de florestas de eucalipto na região.

Apesar da importante fase industrial vivida por Três Lagoas, o município cultiva ainda aspectos tradicionais e regionais de sua cultura, entre eles, estilos musicais como o forró, chamamé, música caipira e sertaneja; peças artesanais de madeira e cerâmica e pratos típicos como o churrasco, tilápia com provolone, compotas de frutas e doces à base do milho, como cural e pamonha, além do costume mais característico da cidade, o “tereré”.

Quanto ao fuso horário, Três Lagoas possui uma hora a menos em relação a Brasília.

Três Lagoas no mapa

Brasão

O brasão três-lagoense constitui-se de sete elementos. Ao Centro, é possível ver a fachada de um castelo reproduzida várias vezes, com suas ameias em destaque - este é um símbolo comum em heráldicas de municípios e estados que faz referência ao Reino de Castela.

Logo abaixo, estão representadas as comportas da Usina hidrelétrica de Jupiá, tendo a cada lado um raio significando a eletricidade ali produzida. Ao lado esquerdo do brasão encontra-se um índio estilizado fazendo menção aos Kaiowá, que juntamente com os Ofaiés estiveram presentes no território três-lagoense, total ou parcialmente, até meados do século XX.

Ao lado direito, encontra-se um bandeirante, pois foram estes os primeiros brasileiros brancos a pisarem no solo de Três Lagoas. Ao centro do brasão, por sua vez, encontram-se três círculos que representam as três lagoas que dão nome à cidade. Abaixo deles, uma locomotiva remete à importante função da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil na efetiva ocupação do território três-lagoense. Por fim, a fita na parte inferior na figura aponta para a data de emancipação de Três Lagoas.

Bandeira

A bandeira três-lagoense trata-se do brasão da cidade inserido em um losango branco que, por sua vez, encontra-se sobre a intersecção de duas listras perpendiculares nas cores branco e vermelho sobre um fundo retangular em azul.

TOPO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Send this to a friend