Prefeitura Três Lagoas

  • SERVIDOR
    • Hermes
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • E-mail
    • Sistemas
      • Plataforma Ava Moodle
      • Legislação
      • Estatuto
      • Matrícula Reme
      • Depart. Pessoal – RH
      • Gestão Cemitério
      • Gestor de Saúde
      • Gestor de Frota
      • Gestor de Habitação
      • Gestor Social
      • Gestor Escolar
      • Avaliação de Desempenho Pessoal
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • SIC
    • Licitações
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
      • Procon
    • SMS
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Covid-19
      • Vacinação Covid-19
    • SEINTRA
      • Habitação
      • Trânsito
    • SMAS
    • SEMEC
      • Cultura
      • Auxílio Emergencial Cultural
    • Cultura
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
    • SEGOV
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEDECT
      • Turismo
  • IPTU
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
      • A Cidade
      • Conselhos Municipais
      • Nossa História
      • Prefeito
      • Vice-Prefeito
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Rotas do SAMU
      • Unidades de Saúde
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Centros de Assistência Social
      • Família Acolhedora
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEI’s)
      • Bibliotecas e Centros de Referência
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Aldir Blanc
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Coleta Convencional
        • Coleta Seletiva
        • Contribuições
        • Cadastro
        • Biblioteca
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Nova Feira Central
      • Meu Bairro Limpo
      • Transporte Público
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Plano Plurianual 2018-2021 (PPA)
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • COVID-19
    • Boletim Covid-19
    • Vacinação Covid-19
    • Vacinômetro Covid-19
segunda-feira, 17 julho 2017 / Publicado em SEMEA

Lagoa Maior ganha 120 mudas de Orquídeas

Orquídeas são uma das espécies de flores que mais chamam a atenção. E é com elas que a Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas, passará a atrair ainda mais o olhar de quem visita o local. É que a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), amarrou cerca de 120 mudas da planta nas árvores do bosque, ao lado do parquinho infantil.

As mudas foram retiradas de uma área de licenciamento ambiental com supressão de vegetação que dará lugar a uma ponte de propriedade de uma industrial de grande porte na cidade. “Os técnicos foram até o local para fazer o licenciamento ambiental e se depararam com essas flores que são da espécie Brassavola Perrini, nativa da região”, explica o secretário da pasta, Celso Yamaguti.

Conforme o técnico ambiental, Rodolfo Colino, com autorização da empresa proprietária da área, a SEMEA retirou todas as mudas. “Inserir essas mudas em outro local foi uma forma de salvar esses exemplares, pois seria uma perda muito grande deixar que fossem destruídos, pois o licenciamento da obra prevê supressão vegetal, ou seja, retirada da vegetação para passar o traçado da estrada”, reforça.

No total foram 40 placas de xaxim com três mudas em cada, sendo que todo o material utilizado no plantio foi de compensação ambiental. “O xaxim é para manter a umidade até que a espécie se adapte ao local. Elas não têm flores ainda, mas em breve seremos agraciados com a sua beleza”, diz Rodolfo.

As árvores que receberam as flores foram identificadas para que se avalie, futuramente, se as plantas irão sobreviver e, até mesmo, para ajudar na fiscalização caso haja furto. “Importante solicitar que as pessoas respeitem e não retirem as plantas das árvores, pois lá poderão ser admiradas por todos que visitarem nosso principal ponto turístico”, salienta Flávio Fardin, fiscal ambiental da SEMEA.

PORQUE FORAM PLANTADAS NA LAGOA MAIOR?

De acordo com Fardin, a Lagoa Maior faz parte da Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação Monumento Natural das Lagoas e possui grandes árvores onde podem ser colocadas as plantas, como por exemplo, o Ipê Roxo. “Algumas espécies de árvores possuem em seus troncos substâncias tóxicas para as raízes das orquídeas, uma classe de substâncias chamadas taninos, que causam um efeito parecido com o de uma queimadura, um exemplo, são os Angicos”, explica.

QUALQUER PESSOA PODE COLETAR PLANTAS NA NATUREZA?

A coleta de plantas na natureza só é permitida para fins de pesquisa científica e aproveitamento no caso de supressão vegetal e outros fins previstos em lei. A coleta das plantas que foram colocadas nas árvores da Lagoa Maior foi realizada como aproveitamento de material de interesse biológico, devidamente previsto na autorização ambiental de supressão da vegetação nativa para a construção da ponte.

Diretoria de Comunicação

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Google+
  • Print
  • Email

ACESSO RÁPIDO

Av. Cap. Olinto Mancini, 667 - Centro | Telefone: (67) 3929-9900 | Três Lagoas - MS  |  CEP 79601-090

TOPO
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability

Send this to a friend