O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, deve terminar ainda essa semana as atividade de roçada e limpeza da Orla da Lagoa Maior e com isto, dará início ao plantio de mudas de árvores e adubação, além da limpeza interna da Lagoa.
Conforme o secretário de Meio de Ambiente, Nuna Viana, o ciclo de limpeza do local consiste em três etapas, sendo a primeira roçada e poda, a segunda adubação e plantio de mudas de árvores e a última, que é a limpeza interna da lagoa com o auxílio de barco.
“Estamos quase concluindo a primeira etapa e já daremos início a segunda, logo após, começaremos uma limpeza interna na lagoa, retirando lixo e outros objetos que possam vir a prejudicar a flora e a fauna local, esse trabalho só pode ser feito com a ajuda de um barco. Esse processo é continuo, ou seja, ao terminar a terceira etapa, voltamos à primeira, é um ciclo”, explicou Nuna.
O secretário explicou ainda que a equipe é composta por 10 pessoas, contratadas do município, sendo: equipe de poda e roçada com equipamento manual, limpeza, tratorista, coordenador de pessoal, biólogo e agrônomo.
O trator, recentemente conquistado pela prefeita Marcia Moura (PMDB), será exclusivo para atender o Departamento de Meio Ambiente. A equipe não é terceirizada, o que permite atender de forma mais eficiente aos anseios da Administração, pois pode atuar onde for necessário.
Nuna ressaltou também que a equipe tem realizado a coleta de lixo ao redor da Lagoa. “Temos pessoal para coletar qualquer tipo de lixo, além disso, esse pessoal têm distribuído sacos de lixo para os cidadãos que fazem piquenique na orla da Lagoa Maior”, ressaltou Nuna, dizendo ainda que a contratação dessa equipe foi uma das exigências da prefeita, pois além de manter o local limpo e organizado, gera economia ao Município.
Assessoria de Comunicação