A prefeita Márcia Moura (PMDB) prestigiou na noite dessa terça-feira (29) o lançamento do livro Tereré com Água Guarani, do escritor Athayde Nery de Freitas Junior, e a apresentação de Orquestra de Violeiros de Três Lagoas. O evento foi realizado no Centro Cultural Irene Marques Alexandria.
Presentes na ocasião a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, e outros diretores municipais, e comunidade.
Além de poeta, Athayde é também ator, advogado, político, ex-Diretor Presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande (FUNDAC) e diretor Executivo do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura das Capitais.
Na ocasião, o poeta falou um pouco de seu primeiro livro, Silêncio Escancarado, lançado em outubro de 2009 e declamou alguns poemas da obra que segundo ele, tem influência de escritor Manoel de Barros, Guimarães Rosa e outros poetas.
De acordo com o escritor, a obra Tereré com Água Guarani retrata a cultura sul mato-grossense em forma de poesias. Resolvi retratar a cultura do estado a que pertenço em forma de poesias. O livro contém sonetos curtos, e quem os lê e conhece Campo Grande saberá logo reconhecer em alguns sonetos nos quais retrato as avenidas, parques e demais localidades da capital, contou Nery.
O autor explicou porque a escolha de lançar o livro na cidade de Três Lagoas. Escolhi lançar o livro em Três Lagoas porque é o lugar onde nasci, e por ser um lançamento eu decidi voltar às raízes na certeza de que isso trará boas energias e também o sucesso da obra, enfatizou Nery, que falou ainda sobre a importância da poesia: s poesia é o equilíbrio entre o abstrato e o concreto, é 10% inspiração e 90% construção, é uma forma de encantamento e expressão dos sentimentos, completou o escritor.
Em suas palavras a prefeita falou sobre a satisfação de prestigiar a obra poética. É admirável a forma que você Athayde consegue passar para o papel experiências, emoções, assim como os escritores. É muito importante manifestarmos a cultura dessa forma, tão suave e com docilidade, pois a poesia e a música nos proporcionam isso, enfatizou Márcia.
Após o lançamento, o escritor atendeu a comunidade autografando as suas duas obras.
Recital
Na mesma ocasião, a Orquestra de Violeiros de Três Lagoas apresentou 15 músicas contendo no repertório Trem do Pantanal de Almir Sater e Paulo Simões, além Moreninha Linda de Tonico e Tinoco, O que tem a Rosa, de Di Paulo e Paulinho, que foi apresentada como uma homenagem a prefeita, além de outras músicas que recuperam as raízes culturais, divulgando os potenciais do município.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO